sexta-feira, 22 de maio de 2009

perguntas e respostas


1 Por que a Maçonaria não aceita mulheres?


Por uma questão de tradição. Na época medieval, quando a Maçonaria começou a se propagar pela Europa, seus membros se reuniam em pequenas lojas onde, por respeito a seus maridos e companheiros, as mulheres evitavam entrar. Atualmente, porém, existe a Maçonaria feminina,embora não seja reconhecida pelas grandes potência maçônicas, a exemplo das Grandes Lojas (com sede na Inglaterra) e o Grande Oriente (com sede na França).


2 O que é preciso para ingressar na Maçonaria?


Ser indicado por um Mestre Maçom. A indicação é feita sem que o futuro candidato saiba disso, até o momento em que é contatado por outro Mestre, que lhe fornece as instruções iniciais, caso ele aceite o convite.


3 É verdade que a Maçonaria não aceita religiosos em seu seio?


Não é verdade. Existem na Maçonaria católicos, protestantes, judeus, budistas, espíritas, etc. Mas é condição sine qua non para ingressar na Ordem acreditar em um Ser Supremo.


3 Depois de convidado, o ingresso do candidato é automático?


Não. Após a indicação, inicia-se um processo de coleta de dados da vida pessoal e profissional do candidato, que pode durar até 1 ano. E mesmo que o resultado da apuração desses dados seja considerada satisfatória pelos encarregados da operação, ele só será aceito se receber a maioria dos votos dos Mestres Maçons da Loja para a qual foi indicado. Os votos, no caso, são secretos

.
4 Por que se diz Loja Maçônica?


Como disse antes, eram em pequenas lojas que os maçons se reuniam quando a Ordem começou a se propagar pela Europa.


5 Ouvi falar que os maçons fazem uma adoração a um tal de Hiram Habif. Quem é esse personagem?


Não há nenhum tipo de adoração na Maçonaria. Haram Abif foi o arquiteto designado pelo rei de Tiro para construir o templo do Rei Salomão, que, na Maçonaria, personifica a Sabedoria, o poder temporal e a execução da vontade de um Ser Supremo, que rege as leis do Universo.


6 O que é um rito na Maçonaria?


A forma como se processa uma sessão maçônica. O rito mais comum na Maçonaria é o Escocês Antigo e Aceito, que, como sugere o nome, tem sua origem ligada à história da Escócia.
7 Dizem que a Maçonaria tem 33 Graus. É possível nominá-los?


Até o Grau 14, sim. Daí em diante, não me é permitido citá-los. São eles:


Grau 1 Aprendiz
Grau 2 Companheiro
Grau 3 Mestre
Grau 4 Mestre Secreto
Grau 5 Mestre Perfeito
Grau 6 Secretário �?ntimo
Grau 7 Preboste e Juiz
Grau 8 Intendente dos Edifícios
Grau 9 Cavaleiro Eleito dos Nove
Grau 10 Cavaleiro dos Quinze
Grau 11 Cavaleiro dos Doze
Grau 12 Grão Mestre Arquiteto
Grau 13 Cavaleiro do Real Arco
Grau 14 Perfeito e Sublime Maçom


8 Você não teme ser punido por fazer essa revelações?


Não porque apenas prestei alguns esclarecimento sobre a Ordem, o que, na minha opinião, contribui para que o grande público não pense que ela é algo de demoníaco.
Não revelei nenhum segredo do que se passa no interior de um Templo Maçônico. Se o fizesse, seria expulso da Ordem e, com certeza, enfrentaria sérias dificuldades em minha vida.

Marcadores

seguir esse blog

Arquivo do blog

maçonaria

maçonaria
em busca de conhecimento

ENTREM E CONHEÇAM OS SEGREDOS

SEJAM BEM VINDOS AMIGOS