quinta-feira, 9 de julho de 2009

maçonaria

O negócio é que os maçons cultivam com cuidado o silêncio, quem já viu um texto maçônico sabe disso, as frases tem abreviações aparentemente indecifráveis, mas a coisa até que é simples. Algumas palavras são reduzidas a sílabas e acrescidas dos 3 pontos em forma de delta – o mesmo símbolo que aparece ao lado da assinatura de um maçom.

Loj é Loja; Ir é irmão, como os Maçons se referem uns aos outros; Prof é profano, ou seja, quem não é da maçonaria, há palavras reduzidas às iniciais e duplicadas em caso de plural. VVig quer dizer vigilantes; AApr , aprendizes, GADU é o Grande Arquiteto do Universo. Também é comum ver inscrições que devem ser lidas da direita para a esquerda, numa referência ao alfabeto hebraico. MOCAM, por exemplo, quer dizer “maçom”.

Existem ainda toques e sinais para quem é da maçonaria, as assinaturas tem 3 pontos, no aperto de mãos, maçons se reconheceriam ao encostar o indicador no punho de quem está sendo cumprimentado.

Outro sinal para identificação fora dos templos seria passar a mão pelo cabelo, virando-a durante o movimento, e como durante as cerimônias os maçons devem estar sempre eretos, uma maneira de se comunicar em lugares públicos é endireitar a coluna e colocar os pés em forma de esquadro, o abraço maçônico, presente em vários rituais, consiste em colocar um braço por cima e outro por baixo, em “X”, bater 3 vezes nas costas e trocar de posição outras 3 vezes.

Os símbolos:

simbolo_maconaria.gif
A letra “G” DEUS em inglês é “God” e Geometry (Geometria).

Compasso: O instrumento que desenha círculos perfeitos significa a busca pela perfeição. É o símbolo do raciocínio maçônico.

Esquadro: Seu ângulo reto (90°) mostra como o homem deve levar uma vida honesta. Ao lado do compasso, representa a união de idéias e ações.

Avental: Lembra que todo homem nasceu para o trabalho e que um maçom deve trabalhar insistentemente para a descoberta da verdade e melhora da humanidade.

Três Pontos: Tem várias interpretações reconhecidas. Lembra o místico delta, faz referência ao tripé liberdade, igualdade e fraternidade e às qualidades indispensáveis ao maçom: amor, vontade e inteligência.

Colunas: Um templo deve ter 12, para lembrar os 12 signos do zodíaco.

O famoso Segredo maçônico: Agora digamos se existisse algum segredo bombástico, qual seria a possibilidade de um maçom contar para a esposa ou amante, e esta contar para uma amiga ou irmã e esta contar para uma amiga em um salão de beleza e em poucos dias estar na internet e todo mundo sabendo.

Gente como o filósofo John Locke, que sugeriu que o grande segredo guardado pela maçonaria é que não existe segredo nenhum. Agora vamos ponderar sobre a realidade, como visto anteriormente existe maçonaria e suas lojas em qualquer cidade do interior.

Ao contrario das grandes capitais onde é mais rigoroso a iniciação, no Interior os maçons são os mais ricos e influentes da cidade, pode ser ate um analfabeto, bastando ser rico, que logo um Maçom o convidada para participar da Ordem, em cidades pequenas do interior intelectual pobre é sinônimo de “louco”, geralmente Maçons são pessoa integras e com muitas qualidade, mas não deixa de existir desvios entre seu membros, o que logo que constatado, os outros se apresam em corrigir os erros, há relatos na historia de ate serem “eliminados” do mundo dos vivos.

O mais famoso Maçom desviado da historia sem duvida foi o brilhante Medico mais conhecido como “Jack o estripador” sua história é contatada no filme estrelado por Johnny Depp “Do inferno”. A cena abaixo, do filme mostra o julgamento de Jack, por seus pares Maçons e sua condenação posterior.


Por exemplo, circula entre os maçons paulistas a história de um julgamento, parte de um escândalo nacional, que caminhava para a condenação do réu e mudou de rumo após telefonemas entre altos membros do tribunal. Advogados, juízes e o acusado eram iniciados da ordem.

Será que os membros têm condições de abandonar os valores e pactos da fraternidade na hora de exercer cargos na sociedade pública? claro que NÃO, por isso todo advogado tem obsessão em ser Maçom visto da grande quantidade de Juízes, Promotores e Desembargadores que são Maçons incluído muitos dos Grãos Mestre.

Curiosidade:
Em uma “Mega Store” Saraiva, existem mais de 30 títulos com o tema Maçonaria, a maioria são livros bem pequenos com poucas páginas e escritos na maior parte por mestres maçons, na classificação da Saraiva os livros sobre maçonaria ficam na mesma estante de numero “189” dos livros sobre Bruxaria.

Marcadores

seguir esse blog

Arquivo do blog

maçonaria

maçonaria
em busca de conhecimento

ENTREM E CONHEÇAM OS SEGREDOS

SEJAM BEM VINDOS AMIGOS