segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Que é a Ordem DeMolay


O Que é a Ordem DeMolay
A Ordem DeMolay é uma sociedade fraternal para homens (jovens) de 12 a 21 anos, fundada nos Estados Unidos em 1919 pelo maçom Frank Sherman Land. É patrocinada e apoiada pela Maçonaria, que na maioria dos casos cede o espaço de seu templo para as reuniões dos "Capítulos", denominação da célula da organização. No Brasil, está presente desde 1980, com a instalação do "Capítulo Rio de Janeiro nº 001".
A Ordem é inspirada na história e exemplo de Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre (cargo mais alto) da Ordem dos Templários, nascido no século XIII, morto no século XIV, perseguido pela Inquisição da Igreja Católica e executado por ordem do Rei Filipe IV de França, por não entregar seus companheiros ou faltar com seus juramentos.
Cerca de 4 milhões de jovens em todo o mundo e mais de 70 mil no Brasil foram já iniciados. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado "Sênior DeMolay" e pode acompanhar os trabalhos dos Capítulos através da "Associação DeMolay Alumni". No Brasil, distribuídos em mais de setecentos capítulos os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da federação se reúnem freqüentemente.
No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em: Aruba (Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru e Portugal.

Princípio
Os princípios da Ordem são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos que são considerados diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino.
A Ordem se baseia nas chamadas "Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay", que são:
- Amor filial; Reverência pelas Coisas Sagradas; Cortesia; Companheirismo; Fidelidade;Pureza; e Patriotismo;

Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:
"Religiosa" representada pelo Livro Sagrado.
"Civil", representada pela Bandeira Nacional.
"Intelectual", representada pelos Livros Escolares.

Assim prescreve a ética de um DeMolay:
Um DeMolay crê em Deus;
Um DeMolay respeita todas as mulheres;
Um DeMolay é honesto;
Um DeMolay ama e honra seus pais;
Um DeMolay é leal aos ideais e aos amigos;
Um DeMolay cumpre sua palavra;
Um DeMolay é puro e leal;
Um DeMolay é patriota na paz e na guerra;
Um DeMolay cumpre as leis;
Um DeMolay por preceito e exemplo deve preservar a boa conduta a que livremente se comprometeu.

O patrocínio DeMolay
Cada Capítulo DeMolay deve ser patrocinado por um grupo reconhecido de maçons. Pode ser uma Loja Simbólica, um Corpo Filosófico ou mesmo um clube ou grupo maçônico similar. Um Capítulo DeMolay também pode ser patrocinado por um grupo de maçons que se reúnem para esse propósito especial, como por exemplo, um "Clube do Esquadro e Compasso". O patrocínio maçônico permite aos Capítulos DeMolay, utilizarem seus prédios e templos para as suas atividades, além de contarem com a consagrada liderança dos maçons. A supervisão imediata de cada Capítulo DeMolay está nas mãos de um Conselho Consultivo, sendo este composto de maçons ou Seniores DeMolay onde é obrigatório de acordo com a Constituição que o Presidente do Conselho Consultivo seja um Mestre Maçom.


Marcadores

seguir esse blog

Arquivo do blog

maçonaria

maçonaria
em busca de conhecimento

ENTREM E CONHEÇAM OS SEGREDOS

SEJAM BEM VINDOS AMIGOS