quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

video segredos

http://andreia-andreiavieira.blogspot.com/





a maçonaria

http://andreia-andreiavieira.blogspot.com/



masonic_symbol_shimmering_md_wht.gif (7784 bytes) Maçonariamasonic_symbol_shimmering_md_wht.gif (7784 bytes)
    Maçonaria, Ordem Universal, é constituída por homens de todas as nacionalidades, acolhidos  por iniciação e congregados em Lojas,  nas quais, auxiliados por símbolos e alegorias, estudam  e trabalham para o aperfeiçoamento da Sociedade Humana.  É  fundada  no  Amor  Fraternal  e na esperança de que,com amor a Deus, à pátria, à família  e  ao  próximo,   com tolerância e sabedoria,  com a constante e livre investigação da Verdade, com a evolução do conhecimento humano pela filosofia, ciências e artes, sob a tríade da Liberdade, Igualdade  e Fraternidade e dentro dos  Princípios  da  Moral,  da  Razão e  da  Justiça,  o  mundo  alcance  a felicidade geral e a paz universal.

Desse enunciado deduz-se o seguinte:

I  - a Maçonaria proclama,  desde a sua origem,   a existência de um Princípio Criador, ao qual, em respeito a todas as religiões, denomina Grande Arquiteto do Universo;

II - a Maçonaria não impõe limites à investigação da verdade e, para garantir essa liberdade, exige de todos a maior tolerância;

III - a Maçonaria é acessível aos homens de todas as raças, classes e crenças,   quer religiosas quer políticas,   excetuando as que privem o homem da liberdade de consciência, da manifestação do pensamento, restrinjam os  direitos e a dignidade da pessoa humana e exijam submissão incondicional;

IV - a Maçonaria Simbólica compõe-se de três Graus universalmente reconhecidos e adotados: Aprendiz, Companheiro e Mestre;
masonic_symbol_shimmering_md_wht.gif (7784 bytes)
V - a Maçonaria adota a Lenda do Terceiro Grau;

VI  -  a  Maçonaria além de  combater a ignorância em todas as suas modalidades,  constitui-se numa escola,  impondo-se o seguinte programa:

    a) obedecer às leis democráticas do País;
    b) viver segundo os ditames da honra;
    c) praticar justiça;
    d) amar o próximo;
    d) trabalhar pelo progresso do homem;

VII - a Maçonaria proíbe discussão político-partidária e religioso-sectária em seus Templos;

VIII - a Maçonaria adota o Livro da Lei,  o Esquadro e o Compasso, considerados como suas Três Luzes Emblemáticas, que deverão estar sobre o Altar dos Juramentos.



               
A par dessa definição e  da declaração formal da  aceitação dos "Landmarks", codificados por Albert Gallatin Mackey,  proclama, também, os seguintes princípios:

     I - amar a Deus, a Pátria, a Família e a Humanidade;

     II - praticar a beneficência, de modo discreto, sem humilhar;

     III - praticar a solidariedade maçônica, nas causas justas, fortalecendo os laços de fraternidade;

     IV - defender os direitos e as garantias individuais;

     V - considerar o trabalho lícito e digno como dever do homem;

     VI - exigir de seus membros boa reputação moral, cívica, social e familiar, pugnando pelo aperfeiçoamento dos costumes;

     VII  -  exigir  tolerância para com toda forma de  manifestação  de      consciência, de religião ou de filosofia, cujos objetivos sejam os de      conquistar a verdade, a moral, a paz e o bem social;

     VIII - lutar pelo princípio da equidade, dando a cada um o que for justo, de acordo com sua capacidade, obras e méritos;

     IX - combater o fanatismo, as paixões, o obscurantismo e os vícios.

Ainda segundo o Sereníssimo Grão-Mestre da GLUSA, Weber Varrasquim:
A Maçonaria é uma Instituição que se apresenta como Caritativa, não é contra nenhuma religião e reconhece Deus como o Ser Supremo, o Grande Arquiteto do Universo.
    Sua origem data de 1175, quando pedreiros ingleses, no intuito de guardarem em segredo a forma das construções góticas que tomava conta da Inglaterra, se organizaram sob a proteção de São João Batista.
     Eduardo VI terminou com a Fraternidade no ano de 1547, provocando a formação da Sociedade dos Pedreiros Livres. Abraçaram o Deísmo no século XVII e construíram o Templo da Humanidade em 1650.
     Em 1713 teve início a Moderna Maçonaria em Londres, que tinha como finalidade espalhar o Deísmo, os preceitos naturais e unir os homens sem distinção religiosa.
     Com a aceitação de ateus na sociedade pelo Grande Oriente de França, ocorreu o Grande Cisma da Maçonaria, nascendo então as duas primeiras Grandes Potências Maçônicas no Mundo, a francesa e a inglesa.
     Até então, segundo sua constituição, somente poderiam fazer parte da sociedade aqueles que acreditassem em Deus e na imortalidade da alma.
     Tal fato, gerou duas Maçonarias : a Inglesa, que é teísta e apolítica; e a Francesa, que admite ateus e é política.
    A partir do nascimento destas Obediências Maçônicas, surgiu então o termo "irregular" e o tão solicitado "reconhecimento", pois os Maçons do Grande Oriente de França e as Obediências ligadas a ele não reconhecem a Grande Loja Unida da Inglaterra e vice e versa.
    Resta lembrar que tanto uma quanto a outra são regulares, apenas não se reconhecem entre si, o que torna o termo "irregular" sem efeito, pois os que são irregulares para uma determinada Obediência é regular para outra e os Maçons que não são reconhecidos por uns são extremamente reconhecidos por outros.
    No Brasil, o início da maçonaria se deu com o Grande Oriente do Brasil (GOB), e o Grande Oriente de França foi quem deu reconhecimento ao GOB, sendo este, à época, a única Obediência Maçônica brasileira, mais tarde o GOB se distanciou do Grande Oriente de França e foi para a Grande Loja Unida da Inglaterra, e a partir de então a maçonaria brasileira teve também seu desenvolvimento, surgindo então dissidências do próprio GOB, nascendo as Grandes Lojas Estaduais, os Grandes Orientes Estaduais e As Grandes Lojas Unidas Estaduais, sendo que esta última na sua grande maioria não nasceram de dissidências, mas sim de Maçons adormecidos, de outros vindos de outras Obediências no Exterior e de Maçons já iniciados em Grandes Lojas Unidas que com a colaboração de suas Potências Mães fundaram outras Grandes Lojas Unidas.
    Por ser o Grande Oriente do Brasil a origem da maçonaria brasileira e por ser ele ligado a Grande Loja Unida da Inglaterra, é que se fala muito no meio maçônico, do reconhecimento pelos ingleses e muito pouco se fala do Grande Oriente de França e também das Grandes Lojas Americanas, que diga-se de passagem são hoje em número de Irmãos, a maior maçonaria do Mundo.  
    A Maçonaria possui lojas, templos, sessões, cerimônias, sinais de reconhecimento, insígnias e o maçom deve ajudar seus irmãos em qualquer ocasião. 
    A escolha de seus membros é minuciosa, optando-se por membros que tenham um bom nível cultural e situação financeira equilibrada, uma vez que o candidato ao ingresso na Ordem, por conta disso, não deve sacrificar seus compromissos com a sociedade e com a família. 
    No Brasil, a maçonaria foi trazida pelos portugueses e hoje ela conta com mais de 2000 Lojas Maçônicas espalhadas por todos os Estados da Federação. 
Ir.'. Weber Varrasquim
andreia caetano piumhi/mg 

Marcadores

seguir esse blog

Arquivo do blog

maçonaria

maçonaria
em busca de conhecimento

ENTREM E CONHEÇAM OS SEGREDOS

SEJAM BEM VINDOS AMIGOS