segunda-feira, 5 de outubro de 2009

a matemática da vida

http://andreia-andreiavieira.blogspot.com/


DEFEITOS




ENVELHECER

(Retirado do Livro SAIBA UM POUCO DE MAÇONARIA de Autoria do Irmão FRANCISCO LUIZ PEREIRA)




PARA MEDITAR

A TOLERÂNCIA


(Nicola Aslan)

ATITUDES

" Falar é muito fácil quando se têm em mente palavras que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer". " As palavras convencem, mas os exemplos arrastam". " Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias. Difícil é encontrar seus erros e refletir sobre eles". " Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre ela. Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer". Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ela deseja ouvir. Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros". (Autores diversos


 

NÃO DEIXE DE SONHAR



A tolerância indiscriminada implica em complacência covarde. Como se pode admitir um representante da lei, tolerante com os transgressores da lei? Como se pode admitir um deus tolerante com a injustiça, a imoralidade, a perversidade? Confundir a indulgência relativamente a pequenos defeitos, a condescendência para com algumas imperfeições, a benevolência para com certas falhas, com a compactuação ou cumplicidade com os crimes praticados, é levar a tolerância longe demais. A tolerância é benevolente, mas não covarde.)
"QUEM NÃO SONHA NÃO VIVE"

Tenha sempre um sonho, e tente esquecer os dias nublados e sombrios, mas não esqueça nunca das horas de sol, nem das tuas noites de estrelas...
Esqueça os momentos em que houve derrotas, mas nunca se esqueça das batalhas que já tenha ganhado.
Esqueça os erros que não pode evitar, mas não se esqueça das lições que tenha aprendido com eles, e nem o que eles possam ter lhe ensinado...
Esqueça os dias em que a tristeza lhe tenha batido em sua porta, mas nunca se esqueça dos sorrisos que tenha encontrado,

- Chegar à terceira idade é uma dádiva de Deus. Saber vivê-la, uma sabedoria. Envelhecer é fácil. Difícil é viver merecendo chegar a essa etapa da vida, quando teremos de promover a paz, a harmonia e a concórdia entre todos os que nos rodeiam, em especial, entre nossos familiares. Aceitemos, pois, tal imposição da Vida, agradecendo essa benção ao Soberano Árbitro dos Mundos, já que a muitos ela não foi concedida, por motivos que só a Ele dizem respeito.

- Desde logo, o maçom deve aprender a combater os seus defeitos e imperfeições, bem como tudo o mais que possa levá-lo a uns e a outras. É por isso que a arte-real zela pela busca constante da perfeição, embora tenhamos de admitir que, para alcançá-la, seja preciso chegar ao infinito. Mas procurar ser o menos falho fará com que todo homem se sinta mais feliz, seja ele maçom ou não maçom.


MODERAÇÃO

- A pessoa moderada em suas atitudes saberá manter-se no caminho do bem viver, pois que nunca se permite exaltação de ânimo ou humor perante as outras. Demonstra equilíbrio em sua conduta, mormente quanto aos prazeres da vida, sem ofender ou prejudicar os seus semelhantes. E jamais procura tecer elogios dirigidos a si mesma ou censura a quem quer que seja.

- O maçom deve sempre demonstrar firmeza em suas resoluções. Jamais deixar-se abalar, quaisquer que sejam as circunstâncias.

A FÉ

- As coisas boas que vão acontecendo na vida de cada um de nós são um milagre. Há, no entanto, aqueles que às vezes têm a vida açoitada por ventos e tempestades, que lhe trazem coisas ruins. Mas não se pode desanimar, porque no nosso vocabulário existe uma palavrinha que conforta e traz consigo ânimo e coragem para que se enfrente as intempéries da Vida. Trata-se de uma palavra muito pequena, composta de apenas duas letras, mas que tem um poder do tamanho da Eternidade. Ela significa a visão das coisas que não se vêem; é a FÉ.

ENSINAMENTOS E MENSAGENS
– ORDINÁRIA GRAU 1

FIRMEZA

Marcadores

seguir esse blog

Arquivo do blog

maçonaria

maçonaria
em busca de conhecimento

ENTREM E CONHEÇAM OS SEGREDOS

SEJAM BEM VINDOS AMIGOS