segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ordem DeMolay

A Ordem DeMolay é uma organização filosófica e fraternal, para jovens - do sexo masculino - com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos, fundada nos Estados Unidos dia 18 de Março de 1919 pelo Maçom Frank Sherman Land.

É patrocinada e apoiada pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede o espaço de seu templo para as reuniões dos "Capítulos", denominação da célula da organização.

A Ordem é inspirada na história e exemplo de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre (cargo mais alto da hierarquia) da Ordem dos Templários, nascido no século XIII, morto no século XIV, perseguido pela Inquisição da Igreja Católica e executado por ordem do Rei Filipe IV de França, por não entregar seus companheiros ou faltar com fidelidade a seus juramentos.

Há cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil.
O jovem DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado "Sênior DeMolay" e passa a acompanhar os trabalhos da Ordem através da "Associação DeMolay Alumni".
No Brasil, distribuídos em mais de setecentos Capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da federação se reúnem freqüentemente.

No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em: Aruba (Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru e Portugal.

A Ordem DeMolay não garante a entrada de seus membros à Maçonaria.
Seus membros podem pertencer à qualquer religião, desde que acreditem na existência de um Ser superior e criador, denominado Pai Celestial.

PERGUNTAS E REPOSTAS




O que é Maçonaria?


A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.


Por que é filosófica?


É filosófica porque em seus atos e cerimônias ela trata da essência, propriedades e efeitos das causas naturais. Investiga as leias da Natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura.


Por que é filantrópica?


É filantrópica porque não está constituída para obter lucro de nenhuma classe, pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça.
Procura conseguir a felicidade dos homens por meio da elevação espiritual e pela tranqüilidade da consciência.


Por que é progressista?


É progressista porque, partindo do princípio da imortalidade do espírito e da crença em um princípio criador regular e infinito, não se aferra a dogmas, prevenções ou superstições e não opõe nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos na busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca senão a da razão com base na ciência.


Quais são seus princípios?


A liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças ou nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo Criador e, portanto, irmãos.


Qual é o seu lema?


Ciência, Justiça e Trabalho. Ciência para esclarecer os espíritos e elevá-los; Justiça, para equilibrar e enaltecer as relações humanas; e Trabalho por meio do qual os homens se dignificam e se tornam independentes.


Qual é seu objetivo?


Seu objetivo é a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes.


O que entende a Maçonaria por Moral?


A moral é, para a Maçonaria, uma ciência baseada no entendimento humano. É a lei natural e universal que rege todos os seres racionais e livres. É a demonstração científica da consciência. E essa maravilhosa ciência nos ensina nossos deveres e a razão do uso dos nossos direitos. Ao penetrar a moral no mais profundo da nossa alma sentimos o triunfo da Verdade e da Justiça.


O que entende a Maçonaria por Virtude?


A Maçonaria entende que a Virtude é a força que nos impele a fazer o bem em seu mais amplo sentido; é a força que nos impele ao cumprimento de nossos deveres para com a sociedade e para com a nossa família sem interesse pessoal.


O que entende a Maçonaria por Dever?


A Maçonaria resume o Dever do homem assim: "Respeito a Deus, amor ao próximo e dedicação à família". Em verdade, essa é a maior síntese da fraternidade universal.


A Maçonaria é religiosa?


Sim, é religiosa porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual dá o nome de Grande Arquiteto do Universo; é religiosa porque é uma entidade espiritualista em contraposição ao predomínio do materialismo. Estes fatores, indispensáveis para a interpretação lógica do Universo, formam a base de sustentação e são as grandes diretrizes de toda a ideologia e atividade maçônica.


A Maçonaria é uma religião?


Não. A Maçonaria não é uma religião. É uma sociedade que tem por objetivo unir os homens, no sentido mais amplo e elevado do termo e, nesse seu esforço de união dos homens, admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção.


Para ser Maçom é necessário renunciar a religião a qual se segue?


Não, porque a Maçonaria abriga em seu seio homens de qualquer religião, desde que acreditem em um só Criador. A afirmação de que era necessário renunciar a religião para ser recebido Maçom foi feita e acreditada como verdade, pela perseguição da Inquisição, na Idade Média, com alguns resquícios até os dias atuais, principalmente entre os membros da comunidade Católica mas, ilustres prelados tem pertencido à Ordem Maçônica como, por exemplo, o Cura Hidalgo, Paladino da Liberdade Mexicana; o Padre Calvo, fundador da Maçonaria na América Central; o Arcebispo da Venezuela, Don Ramon Ignácio Mendez; o Padre Diogo Antonio Feijó; Cônegos Luiz vieira, José da Silva de Oliveira Rolin, da Inconfidência Mineira, Frei Miguelino, Frei Caneca e muitos outros.


Quais outros homens ilustres foram Maçons?


Filósofos como Voltaire, Goethe e Lessing; músicos como Beethoven, Haydn e Mozart; militares como Frederico, o Grande, Napoleão e Garibaldi; poetas como Byron, Lmartine e Hugo; escritores como Castellar, Mazzini e Espling.


Somente na Europa houve Maçons ilustres?


Não. Também na América houve. Os libertadores da América foram todos Maçons. Washington nos Estados Unidos; Miranda, o Padre da Liberdade sul-americana; San Martin e O'Higgins, na Argentina; Bolivar, no norte da América do Sul, Marti, em Cuba; Benito Juarez, no México e o Imperador D. Pedro I, no Brasil.


Quais os nomes de destaque no Brasil que foram Maçons?


D. Pedro I, José Bonifácio, Gonçalves Lêdo, Luis Álves de Lima e Silva (Duque de Caxias), Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Prudente de Morais, Campos Salles, rodrigues Alves, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Wenceslau Braz, Washington Luiz, rui Barbosa e muitos outros.


A Maçonaria é tolerante?


A Maçonaria é eminentemente tolerante e exige dos seus membros a mais ampla tolerância. Respeita as opiniões políticas e crenças religiosas de todos os homens, reconhecendo que todas as religiões e ideais políticos são igualmente respeitáveis, rechaçando toda pretensão de outorgar situações de privilégio a qualquer uma delas em particular.


O que a Maçonaria combate?


A ignorância, a superstição, o fanatismo, o orgulho, a intemperança, o vício, a discórdia, a dominação e os privilégios.


A Maçonaria é uma sociedade secreta?


Não. Pela simples razão de que sua existência é amplamente conhecida. As autoridades de vários países lhe concedem personalidade jurídica. Seus fins são amplamente difundidos em dicionários, enciclopédias, livros de história etc. O único segredo que existe e não se conhece senão por meio do ingresso na instituição, são os meios usado pelos Maçons para se reconhecerem entre si, em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos.


Quais são as principais obras da Maçonaria no Brasil?


A Independência, a Abolição da Escravatura e a República. Isto para citar somente os três maiores feitos da nossa história nos quais os Maçons tomara parte ativa.


Quais são as condições indispensáveis para poder pertencer à Maçonaria?


Crer na existência de um princípio Criador; ser homem livre e de bons costumes; ser consciente de seus deveres para com a Pátria, seus semelhantes e consigo mesmo; ter uma profissão ou ofício lícito e honrado que permita prover as suas necessidades pessoais, de sua família e a sustentação das obras da instituição; ser convidado por um Maçom e aprovado pelos demais.


O que se exige dos Maçons?



Em princípio, tudo aquilo que se exige para o ingresso em qualquer outra instituição: respeito aos seus estatutos e regulamentos, além de acatamento às resoluções da maioria, tomadas de acordo com os seus princípios que as regem os quais, no caso da Maçonaria, são: "amor à Pátria, respeito aos governos legalmente constituídos e às leis do país". Em particular, se exige: a guarda do sigilo dos rituais maçônicos; conduta correta e digna dentro e fora da Maçonaria; dedicação de parte do seu tempo para assistir às reuniões maçônicas; prática da moral, da igualdade e da solidariedade humana e da justiça em toda sua plenitude. Além disso, proíbe terminantemente dentro da instituição, ou em seu nome, as discussões político partidárias ou religiosas sectárias, porque prefere uma ampla base de entendimento evitando que sejam divididos por pequenas questões da vida civil.


O que é um Templo Maçônico?



É um lugar onde se reúnem os Maçons periodicamente para praticar as cerimônias ritualísticas que lhe são permitidas, em um ambiente fraternal e propício pra concentrar suas atenções e esforços para melhorar seus caráter e espírito, desenvolvendo seu sentimento de responsabilidade, fazendo-lhes meditar tranqüilamente sobre a missão dos homens na vida e recordando-lhes constantemente os valores eternos cujo cultivo lhes possibilitará acerar-se da Verdade.


O que se obtém sendo Maçom?


A possibilidade de se aperfeiçoar, de se instruir, de se disciplinar, de conviver com pessoas que por suas palavras e obras podem se constituir de exemplos, de encontrar afetos fraternais em qualquer lugar do mundo, de ter a enorme satisfação de haver contribuído, mesmo em pequena parcela, para a obra moral e grandiosa do desenvolvimento humano.

A Maçonaria não considera possível o progresso senão com base do respeito à personalidade, à justiça social e a mais estreita solidariedade entre os homens. Ostenta o seu lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" com a abstenção das bandeiras políticas e religiosas. O segredo maçônico, que de má fé e caluniosamente tem se servido os seus inimigos para fazê-la suspeita entre os espíritos cândidos ou em decadência não é um dogma senão um procedimento, uma garantia, uma defesa necessária e legítima, como inevitavelmente tem sucedido com todo direito e seu dever correlativo, o preceito das reservas maçônicas já tem experimentado sua evolução nos tempo e segundo os países. A Maçonaria não tem preconceito de poderes e nem admite em seu seio pessoa que não tenha um mínimo de cultura que lhes permitam praticar os seus sentimentos e tenham uma profissão ou renda com que possam atender às necessidades dos seus familiares, fazer face às despesas da sociedade e socorros aos necessitados.

loja maçonica representaçao simbolica do universo

Uma Loja Maçônica é uma representação simbólica do Universo e suas leis,

bem como da Hierarquia de Poderes que o dirige e governa.

Na Maçonaria, com seu simbolismo caracteristicamente construtor,
todos estão hierarquicamente empenhados na magna obra de Deus Criador,
que maçonicamente corresponde ao Grande Arquiteto do Universo.
Esta é a expressão de que se servem os Maçons para designar Deus, cujo verdadeiro nome é indizível e incomunicável.

a passagem do conhecimento

A relação da passagem do conhecimento, daqueles que dominavam a simbologia e toda a temática esotérica que as catedrais e templos encerram, para com os obreiros,

era feita de forma seletiva. Afinal muitos dos segredos da antigüidade eram dominados por aqueles que detinham a sabedoria e que tinham um grau mais elevado de cultura.

Só alguns é que tinham acesso à informação, dificilmente o saber circulava entre outros níveis sociais que não fossem as ordens religiosas, ordens militares, arquitetos, escultores, pintores, nobres e até alguns burgueses.

o objetivo

O objetivo alegórico da maçonaria é a reconstrução do templo de Salomão;
o fim real é a reconstituição da unidade social pela aliança da razão e da fé,
e o restabelecimento da hierarquia, conforme a ciência e a virtude, com a iniciação e as provas por graus.
Os verdadeiros maçons são pois os que persistem em querer construir o templo, segundo o plano de Hirain.

os ritos

Os ritos da maçonaria são destinados a transmitir a lembrança das lendas da iniciação e a conservá-la entre nossos irmãos, por meio de estudos herméticos distribuídos em seus 33 graus. A maçonaria é a gnose e cada grau da ordem possui uma palavra que lhe exprime a inteligência. Os Maçons tiveram os templários por modelos, os rosa-cruzes por pais e os joanitas por antepassados. Seu dogma é o de Zozoastro e de Hermes, sua regra é a iniciação progressiva, seu princípio a igualdade regulada pela hierarquia e a fraternidade universal; são os continuadores da escola de Alexandria, herdeiros de todas as iniciações antigas; são os depositários dos segredos do Apocalipse e do Zohar; o objeto de seu culto é a verdade representada pela luz; toleram todas as crenças e não professam senão uma só e mesma filosofia; não procuram senão a verdade, não ensinam senão a realidade e querem chamar progressivamente todas as inteligências à razão

o significado da palavra maçonaria

A palavra Maçonaria, deriva do francês maçonnerie ou do inglês masonry que significa construção, assim todos os que pertencem à Maçonaria são Maçons (pedreiros). É com base nestes fundamentos, que os maçons afirmam trabalhar tal qual um pedreiro a desbastar a pedra bruta para lhe dar a forma apropriada, trabalho esse que tem como objetivo aperfeiçoá-los enquanto seres humanos. A origem da adoção desta palavra agrega uma série de interações, como por exemplo a seqüência que os pedreiros utilizavam para a passagem de conhecimento. Todo o mestre tinha na sua equipe os aprendizes (serventes) e aqueles que já com alguma experiência eram tidos como seus companheiros. Desta forma o conhecimento na construção, em especial das catedrais, era passado por graus, que a Maçonaria adaptou como os três graus simbólicos do conhecimento maçônico: Aprendiz, Companheiro e Mestre.

a mulher na maçonaria



Maçonaria Feminina



Tenho recebido mensagens de muitas mulheres interessadas na Ma�onaria e indignadas por n�o poder fazer parte da ordem, apesar de preencher todos os requisitos necess�rios, exceto o de que n�o s�o homens
.



Me sinto no dever de esclarecer que essa proibi��o foi introduzida por James Anderson no artigo 18� de sua Constitui��o de 1723, ap�s a transforma��o da Ma�onaria Operativa em 1717.Esta proibi��o foi repetida posteriormente no 18� Landmark compilado por Mackey em sua Enciclop�dia. Donde teria James tirado tal proibi��o para enxert�-la em sua Constitui��o? � dif�cil saber-se agora. T�-la-ia inspirado o Antigo Testamento, em que a lei mosaica era t�o dura e cruel com a mulher (Jo�o 8:4, 5) e t�o liberal com o homem (I Reis 11:3), ao cometerem o mesmo pecado? Ou teve de jungir-se a algum preconceito ingl�s daquela �poca, talvez mesmo apoiado em lei que, mesmo no s�culo XIX foi t�o dif�cil e dolorosa a emancipa��o pol�tica da mulher naquele pa�s, como bem o atesta a luta desesperada das sufragistas? Ramsay, contempor�neo dos reformadores, � desta opini�o (V.RAMSAY, Miguel Andr�, 5�). A n�o ser assim, � inexplic�vel como se veio a admitir e criar esse �bice � mulher justamente na ocasi�o em que se ampliaram os horizontes da Ma�onaria, transformando-a de operativa em especulativa, e pelas mesmas m�os que codificaram suas leis e princ�pios!Sob o crit�rio m�stico-filos�fico, tal qual os antigos Mist�rios, a Ma�onaria se destina igualmente ao homem e � mulher, complementos que s�o um do outro, pois ambos visam atingir a mesma meta evolutiva e constituir a fam�lia como base celular de uma sociedade bem organizada, e segundo os mandamentos da pr�pria Ordem, um dos antigos Landmarks ma��nicos � que todos os seres humanos s�o fundamentalmente iguais, e, portanto, suas diferen�as s�o meramente circunstanciais. Na B�blia crist�, nas antigas Escrituras Sagradas de outras religi�es, na hist�ria de cada na��o, numerosas s�o as figuras femininas que as ilustram como modelos de virtudes e exemplos de amor, abnega��o e lealdade, para gl�ria dessas na��es e religi�es a servir de padr�o de conduta a seus cidad�os e adeptos.Nos pante�es das divindades e her�is de diversas culturas em diferentes �pocas e pa�ses como o Egito, �ndia, China, �sia Menor, Gr�cia antiga e Roma e outros, ao lado de seus deuses e her�is geralmente est� a sua Consorte, diversamente denominada Deusa-M�e, M�e Divina, Magna Mater, Virgem M�e, a Consolatrix Afflictorum, como o Divino Arqu�tipo feminino a que devem aspirar ser todas as dignas esposas e m�es.



Em suma, em todos os tempos e regi�es os povos cultos sempre reservaram um lugar de relevo para a Dama Arquet�pica a ser cultuada, respeitada e imitada, por seus sublimes dotes de ternura, compaix�o, prote��o, paci�ncia, compreens�o, beleza e sabedoria. E assim tamb�m o � na Ma�onaria.� esse respeito, n�o h� nenhuma d�vida nas tradi��es ma��nicas baseadas nas leg�timas escolas antropol�gicas, m�sticas e ocultas. E mesmo nas escolas que atribuem sua origem �s Corpora��es Operativas da Idade M�dia, os investigadores n�o encontraram em seus registros e institui��es nada de discriminat�rio contra a inclus�o do elemento feminino. Portanto, trata-se de uma quest�o legal e n�o de simples discrimina��o. Como todo dispositivo legal, o mesmo s� poder� ser substituido por outro que venha revog�-lo.Por�m, tal proibi��o n�o abrange todas as obedi�ncias, atualmente existem diversas lojas femininas ou mistas por todo o mundo, inclusive no Brasil, que operam de forma independente, ou filiadas a uma pot�ncia pr�pria como a "Ordem Ma��nica Mista Internacional Le Droit Humain". Adotam ritos id�nticos aos das Lojas masculinas e recebem, com gratificante freq��ncia, a visita de irm�os de todos os Orientes, quando ent�o s�o revividos com todo o esplendor e beleza as cerim�nias que realizavam os antigos ma�ons do Egito, da Gr�cia, da P�rsia, de Roma e da Idade M�dia na Europa.Se voc� � mulher, maior de 21 anos, livre e de bons costumes

Marcadores

seguir esse blog

Arquivo do blog

maçonaria

maçonaria
em busca de conhecimento

ENTREM E CONHEÇAM OS SEGREDOS

SEJAM BEM VINDOS AMIGOS