segunda-feira, 13 de abril de 2009

a mulher na maçonaria



Maçonaria Feminina



Tenho recebido mensagens de muitas mulheres interessadas na Ma�onaria e indignadas por n�o poder fazer parte da ordem, apesar de preencher todos os requisitos necess�rios, exceto o de que n�o s�o homens
.



Me sinto no dever de esclarecer que essa proibi��o foi introduzida por James Anderson no artigo 18� de sua Constitui��o de 1723, ap�s a transforma��o da Ma�onaria Operativa em 1717.Esta proibi��o foi repetida posteriormente no 18� Landmark compilado por Mackey em sua Enciclop�dia. Donde teria James tirado tal proibi��o para enxert�-la em sua Constitui��o? � dif�cil saber-se agora. T�-la-ia inspirado o Antigo Testamento, em que a lei mosaica era t�o dura e cruel com a mulher (Jo�o 8:4, 5) e t�o liberal com o homem (I Reis 11:3), ao cometerem o mesmo pecado? Ou teve de jungir-se a algum preconceito ingl�s daquela �poca, talvez mesmo apoiado em lei que, mesmo no s�culo XIX foi t�o dif�cil e dolorosa a emancipa��o pol�tica da mulher naquele pa�s, como bem o atesta a luta desesperada das sufragistas? Ramsay, contempor�neo dos reformadores, � desta opini�o (V.RAMSAY, Miguel Andr�, 5�). A n�o ser assim, � inexplic�vel como se veio a admitir e criar esse �bice � mulher justamente na ocasi�o em que se ampliaram os horizontes da Ma�onaria, transformando-a de operativa em especulativa, e pelas mesmas m�os que codificaram suas leis e princ�pios!Sob o crit�rio m�stico-filos�fico, tal qual os antigos Mist�rios, a Ma�onaria se destina igualmente ao homem e � mulher, complementos que s�o um do outro, pois ambos visam atingir a mesma meta evolutiva e constituir a fam�lia como base celular de uma sociedade bem organizada, e segundo os mandamentos da pr�pria Ordem, um dos antigos Landmarks ma��nicos � que todos os seres humanos s�o fundamentalmente iguais, e, portanto, suas diferen�as s�o meramente circunstanciais. Na B�blia crist�, nas antigas Escrituras Sagradas de outras religi�es, na hist�ria de cada na��o, numerosas s�o as figuras femininas que as ilustram como modelos de virtudes e exemplos de amor, abnega��o e lealdade, para gl�ria dessas na��es e religi�es a servir de padr�o de conduta a seus cidad�os e adeptos.Nos pante�es das divindades e her�is de diversas culturas em diferentes �pocas e pa�ses como o Egito, �ndia, China, �sia Menor, Gr�cia antiga e Roma e outros, ao lado de seus deuses e her�is geralmente est� a sua Consorte, diversamente denominada Deusa-M�e, M�e Divina, Magna Mater, Virgem M�e, a Consolatrix Afflictorum, como o Divino Arqu�tipo feminino a que devem aspirar ser todas as dignas esposas e m�es.



Em suma, em todos os tempos e regi�es os povos cultos sempre reservaram um lugar de relevo para a Dama Arquet�pica a ser cultuada, respeitada e imitada, por seus sublimes dotes de ternura, compaix�o, prote��o, paci�ncia, compreens�o, beleza e sabedoria. E assim tamb�m o � na Ma�onaria.� esse respeito, n�o h� nenhuma d�vida nas tradi��es ma��nicas baseadas nas leg�timas escolas antropol�gicas, m�sticas e ocultas. E mesmo nas escolas que atribuem sua origem �s Corpora��es Operativas da Idade M�dia, os investigadores n�o encontraram em seus registros e institui��es nada de discriminat�rio contra a inclus�o do elemento feminino. Portanto, trata-se de uma quest�o legal e n�o de simples discrimina��o. Como todo dispositivo legal, o mesmo s� poder� ser substituido por outro que venha revog�-lo.Por�m, tal proibi��o n�o abrange todas as obedi�ncias, atualmente existem diversas lojas femininas ou mistas por todo o mundo, inclusive no Brasil, que operam de forma independente, ou filiadas a uma pot�ncia pr�pria como a "Ordem Ma��nica Mista Internacional Le Droit Humain". Adotam ritos id�nticos aos das Lojas masculinas e recebem, com gratificante freq��ncia, a visita de irm�os de todos os Orientes, quando ent�o s�o revividos com todo o esplendor e beleza as cerim�nias que realizavam os antigos ma�ons do Egito, da Gr�cia, da P�rsia, de Roma e da Idade M�dia na Europa.Se voc� � mulher, maior de 21 anos, livre e de bons costumes

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