terça-feira, 14 de abril de 2009
O RITO DO BRASIL
O Rito Brasileiro é teista,
afirmando a crença em um DeusCriador - Supremo Arquiteto do Universo.Acata os Landmarques e os demais princípios tradicionaisda Maçonaria, atendendo a todos os requisitosda Ortodoxia Maçônica.A base do Rito é a Maçonaria Simbólica de São João, sob ajurisdição do Grande Oriente do Brasil. Sobre ela, eleva-sea hierarquia de 30 Altos Graus, sob a jurisdição doSupremo Conclave do Rito.Dedica-se o Rito Brasileiro ao aperfeiçoamento dosMaçons, conciliando a Tradição com a Evolução.Especializa-se no cultivo da Filosofia, Liturgia, Simbologia,História e Legislação Maçônica, estudando os grandesproblemas nacionais e universais e suas implicações econsequência no futuro da Pátria e da Humanidade.Combate a supertição, conciliando a Razão com a Fé.O incentivo e a prática do Civismo constituem-seem um dos altos objetivos do Rito Brasileiro.
Histórico do Rito Brasileiro

CHEGADA DO RITO SCHRÖEDER AO BRASIL
CHEGADA DO RITO SCHRÖEDER AO BRASIL
O Rito Schröeder chegou ao Brasil em dezembro de 1855, com a fundação da Loja “Deutsche Freundschaft” (Amizade Alemã), por imigrantes alemães e suiços em Joinvile-SC.Entretanto, este fato correu após a fundação do povoado denominado Dona Francisca, hoje muinicípio de Schroeder, cujo nome foi uma homenagem ao seu colonizador Senador Cristiano Mathias Schroeder, em 1851, sendo onde se concentraam as colônia germânicas e suíças, inicialmente. Esta Loja (Amizade Alemã), em maio de 1859 uniu-se à Loja”Zum Südlichen Kreuze”(Ao Cruzeiro do Sul), que havia sido fundada em maio de 1856, tomando a nova Loja o título distintivo de “ Deutsche Freundschaft Zum Sülinchen Kreuze” Amizade Alemã ao Cruzeiro do Sul).Naquela oportunidade, chegaram a compor o Rito Schröeder, cerca de 49 lojas, até o início da 1ª Guerra Mundial, somente no Rio Grande do Sul.Infelizmente, o advento bélico fez com que o governo brasileiro, em 1917, proibisse as reuniões e o uso da língua alemã em todo o território nacional.Esta proibição fez abater colunas todas as lojas Schröeder existentes.
Assim permaneceu até 24 de junho de 1958, quando ocorreu a fundação da Loja Concórdia & Humanitas nº 56, sob a jurisdição da GLMERGS, onde, então, voltou-se a desfrutar a beleza e o humanismo do genuíno Ritual Schröeder, primeiramente em alemão e posteriormente em português.
Hoje no Brasil, somos aproximadamente 39 lojas praticantes do Rito e em constante crescimento.
Entretanto foi no Estado do Rio Grande do Sul, que as lojas do Rito Schröeder se desenvolveram com maior ênfase, quando lá se estabeleceram as colonizações alamãs e italianas, surgindo (cada uma em sua época) fundações de associações, clubes e lojas maçônicas.
Com o advendo da 2ª Guerra Mundial, todas as lojas que utilizavam rito alemão foram obrigadas a trocar o seu rito (Schröeder) pelo rito Escocês.
Com isso várias Lojas abateram colunas.
Havia muita pressão sobre os alemães e italiados, mormente sobre os alemães, já que eram os causadores diretos da 2ª Guerra Muindial.
Quando, finalmente, foi permitida a reabertura das Lojas, no pós guerra, foi procurada uma maneira de se fundar uma loja no idioma alemão, a fim de preservar e manter as tradições e cultura germânica.
Fundou-se, então, uma loja que trabalhava no Rito Escocês, porém, onde todo o ritual era lido e falado em alemão.
Somente tempos depois é que foi escolhido o Rito de Schröeder, sendo que, por falta de informações, possuia a denominação Schröeder, porém trabalhava no Escocês.
Assim surgiu de forma bastante peculiar, o Rito Schröeder no Rio Grande do Sul.
Com a chegada do valoroso Ir\ Kurt Max Hauster, da Alemanha, trazendo consigo o ritual alemão da Loja Absalom, foi que os Irmãos daquela Loja tomaram conhecimento oficial, não só da formatação da loja, como, também, do rito, propriamente dito.
Todo o material então foi repassado à vários obreiros que se incumbiram de organizar as traduções, colocando-as em ordem para posterior elaboração dos rituiais.
Feito isso, foi passado à Loja Concórdia &Humanitas, no dia 24/06/1958 (data oficial) e, assim, deram início aos trabalhos que têm curso até a presente data.
Algumas Características do Rito Schröder:
- O Rito Trabalha exclusivamente nos Três Graus Simbólicos ou Azuis;
- Somente os cargos de Ven\ Mestre, Vigilantes e Tesoureiro são eletivos;
- O Orador é nomeado pelo V\ M\ somente para as sessões em que for considerado necessário e não atua como "Guarda da Lei", que é o próprio V\M\;
- Os demais cargos em Loja: Secretário; 1º e 2º Diáconos; M\ Harmonia;
2º Diáconos Adjuntos (Guardas do Templo interno e externo) e Preparador, são nomeados pelo V\ M\;
- O 1º Diácono é também o M\ de Cerimônias; - São T\ as batidas para todos os Graus, variando apenas na cadência; - Durante as Sessões ritualísticas a Palavra é concedida pelo V\ M\ através do 2º Vig\;
- Todos os Irmãos usam chapéu ou cartola ("cilindro alto") e luvas brancas nas Sessões;
- Os aventais: o de Aprendiz é branco e mantém a abeta levantada;
o de Companheiro é branco e tem a abeta baixada, circundada por uma borda azul;
o de Mestre é branco com uma borda azul que também circula a abeta baixada, sem rosetas ou Taus.
- O avental de Mestre é o mesmo para o V\M\ e os Ex-Veneráveis;
- O Rito original não adota a Cerimônia de Instalação de Veneráveis Mestres.
É o Reg. Geral da Potência que determina este procedimento adotado pelas Lojas Brasileiras;
- O V\M\, em visita a outras Lojas, usa na lapela esquerda, presa a uma fita azul, uma comenda com um pequeno Esquadro;
- Os Ex-Veneráveis, chamados Past Masters, usam na lapela esquerda, presa a uma fita azul, uma comenda com a representação gráfica do 47º Problema de Euclides pendurada a um pequeno Esquadro;
- Utiliza-se Sessões "a campo" (fora do Templo) para assuntos administrativos e também para apresentação de Trabalhos ou Instrução;
- Todos os Irmãos tem direito a Voz e voto (inclusive Aprendizes e Companheiros).
É o Reg. Geral da Potência que determina, por exemplo, que para a Administração votem apenas os Mestres Maçons;
- Todas as Sessões são encerradas com a formação da Cadeia de União em um cerimonial próprio;
- Se necessário passar a "Palavra Semestral", o V\M\ formará uma segunda Cadeia de União após encerrada a Sessão;
- Adota-se a "Noite dos Convidados", que é uma Sessão Branca Especial "a campo" (fora do Templo e sem ritualística) para apresentar candidatos à Loja.
Algumas Características do Templo do Rito Schröder:
- As Colunas J (à esquerda) e B (à direita de quem entra) ambas no lado externo (átrio) do Templo (alguns Templos não apresentam as Colunas B e J);
- Piso em um único nível (sem degraus) para Oriente e Ocidente (algumas Lojas – inclusive a ABSALOM - adotam dois degraus para o Oriente e um terceiro degrau para o Altar do V.M.);
- A decoração do Templo pode ser simples, com teto e paredes na cor azul variando apenas na tonalidade (pode-se também utilizar formas artísticas e arquitetônicas para embelezar o Templo);
- O Tapete da Loja, com os símbolos tradicionais da Ordem, é aberto ritualisticamente no centro do piso no Ocidente, substituindo os Painéis dos Três Graus;
- Três Colunas (que podem ser das ordens Jônica, Dórica e Coríntia) encimadas por "Três Grandes Velas" circundam o Tapete (algumas Lojas adotam três grandes castiçais);
- A iluminação do Templo na Abertura e no Encerramento da sessão segue um cerimonial próprio (do Oriente para o Ocidente);
- Um Triângulo ou um Compasso e um Esquadro com a letra G no centro na parede oriental, sobre a cabeça do V\M\;
- Altar (mesa retangular e cadeira sobre uma plataforma) para o V\M\; - Mesas simples e retangulares para os Oficiais (1\ e 2\ Vigilantes, Secretário e Tesoureiro);
- O Livro da Lei sobre o Altar (que é a própria a mesa do V\M\) permanece fechado;
- Na abertura da Loja, Compasso e Esquadro são armados pelo V\M\ de acordo com o Grau dos Trabalhos e colocados sobre o Livro da Lei;
- Ao lado e abaixo do Altar fica uma cadeira, a direita do V\M\, para o G\M\ ou seu Deputado;
- Ao lado e abaixo do Altar fica uma cadeira, a esquerda do V\M\ , para o V\M\ Adjunto (Ex-V\M\ mais moderno);
- Os Past Masters (Ex-Veneráveis Mestres, pois o Rito não usa a expressão M\I\) sentam-se no fundo do Oriente, de frente para o Ocidente.
- Os Aprendizes sentam-se na primeira fila da Coluna do Norte; - Os Companheiros sentam-se na primeira fila da Coluna do Sul;
- Os Mestres sentam-se em qualquer das duas Colunas; - Uma Sala de Preparação e uma Câmara Escura substituem a "Câmara de Reflexão".
Algumas diferenças com o Rito Escocês Antigo e Aceito, pois o Rito Schröder NÃO utiliza: - Cargos de: Chanceler; Mestre de Cerimônias (é o 1º Diác\); Hospitaleiro;
1º e 2º Expertos;
Porta-Estandarte;
Porta-Espada;
Mestre de Banquetes e Arquiteto;
- Punhos para o V\M\ e Vigilantes;
- Pavimento Mosaico (com o mesmo simbolismo, tijoletas coloridas aparecem na borda do Tapete da Loja);
- Colunas Zodiacais;
- Abóbada Celeste (o céu está representado no centro do Tapete);
- Gradil entre Oriente e Ocidente;
- Altar de Juramentos (é a própria mesa do V\M\);
- Olho que Tudo Vê (substituído por um Triângulo com a letra G no centro, ou pelo Compasso e Esquadro também com a letra G em seu centro);
- Estrela Flamígera;
- Corda de 81 Nós;
- Espadas;
- Espada Flamejante;
- Prova dos Elementos (substituída pelas 3 Viagens);
- Painéis dos Graus (representados pelo Tapete);
- Mar de Bronze;
- Bolsa de Propostas e Informações (são entregues diretamente ao V\M\, antes do início da sessão);
- Giro hierárquico para o Tronco de Solidariedade;
- Turíbulo ou incensório, pois não há queima de incenso nas sessões.
Algumas diferenças com o Rito de York (Emulation Rite), pois o Rito Schröder NÃO utiliza:
- Cargos de: Diretor de Cerimônias;
Capelão;
Organista;
Esmoler;
Mordomo; Administrador da Caridade;
- Pavimento Mosaico (substituído pelo Tapete da Loja);
- A letra "G" suspensa no centro da Loja;
- Os Pedestais do V.M. e dos Vigilantes;
- A Pedra Bruta (representada no Tapete);
- A Pedra Esquadrada (Idem); -
Altar de Juramentos (é a própria mesa do V.M.);
- Espada para o Guarda Externo;
- Painéis dos Graus (representados pelo Tapete);
- O andar "esquadrando" o Templo.
CONCLUSÃO:
O Rito Schröder apresentou expressivo crescimento a partir de 1995, quando havia cerca de 14 Lojas no Brasil. Atribuímos este crescimento a divulgação, nos Seminários de 95 e 98 (RS) e 99 (CE) e, a Fundação do Colégio de Estudos do Rito Schröder de Florianópolis (SC) em 1997. Este, mantém contato com todas as Lojas Schröder do Brasil, buscando sintonia com os ideais de Schröder e com os Rituais da Loja ABSALOM Nº 1. Visa uniformidade ritualística e de pensamento, em um trabalho de cooperação entre Lojas das diversas Obediências. Estas iniciativas estimulam muitos Irmãos, alguns mesmo sem deixar suas "Lojas Escocesas" outros, transferindo-se para Lojas Schröder para fundar novas Oficinas. Por utilizar um Templo simples, com poucos paramentos e cargos, torna-se muito mais fácil "trabalhar" em uma Oficina Schröder. Tudo isso contribui para aumentar o número de Oficinas que adotam o Rito.Atento a este movimento, o G. O. B. criou em 1999 o cargo de Grande Secretário Geral de Orientação Ritualística-Adjunto para o Rito Schröder, não por acaso, ocupado por um dos integrantes do Colégio de Estudos.
LIVRO DA LEI
O TAPETE

O TAPETE
Uma peça que fica situada no centro do Templo cujos lados representam os quatro pontos cardeais.
Em torno do Tapete ficam três colunas portando grandes velas. A Coluna da Sabedoria fica na posição Nordeste, a da Força na posição Noroeste e a da Beleza no meio da orla sul do Tapete.
O RITUAL ABERTURA

RITUALISTICA
No Rito Schröeder, o cortejo de abertura dos trabalhos é conduzido pelo Irmão Primeiro Diácono. Ao Segundo Diácono cabe cumprir o primeiro dever de um maçom em Loja. Faz a batida do grau na porta do Templo e é respondido pelo Cobridor Externo.Após cumprir essa formalidade o Venerável Mestre determina aos Diáconos desenrolar e estender o Tapete no centro do Templo.Após o desenrolamento do Tapete, o Venerável Mestre passa uma pequena vela ao Primeiro Diácono que acende as menores. Em seguida o Venerável Mestre vai até à Coluna Noroeste e acende a vela da Sabedoria. Depois os Vigilantes acendem, respectivamente, as outras duas, Força e Beleza.Após essa cerimônia o Venerável Mestre eleva uma prece ao Grande Arquiteto do Universo e declara aberta a Loja.
O SURGIMENTO DO RITO
O Ir\ Schröder gozava de grande prestígio, como Maçom e como profano (foi considerado, na época, “o maior ator que a Alemanha já teve”) e era reconhecido como um profundo conhecedor da História e dos Antigos Rituais da Maçonaria. Estudou, principalmente, os livros “As Três Batidas Diferentes na Porta da Mais Antiga Maçonaria – The Three Distinct Knocks at the Door of the Most Ancient Free-Masonry”, de autor desconhecido, sem dúvida o mais antigo manual maçônico impresso; e “Maçonaria Dissecada – Masonry Dissected”, de Samuel Prichard, que continha as práticas maçônicas utilizadas em Londres, em 1730. Examinou, também, os rituais dos diversos sistemas de graus complementares que proliferavam na Europa daqueles tempos. Suas pesquisas o levaram a abolir os chamados “altos graus”, bem como todo o ocultismo que dominava a Maçonaria Alemã, restaurando o Antigo Ritual Inglês, adaptando-o para a cultura e para o idioma germânicos seus contemporâneos. é devido a essa origem comum nos antigos rituais ingleses que o Rito de Schröder é semelhante ao Rito de York (Emulation Rite) sem, contudo, ser uma cópia do mesmo.O Ir\ Schröder entendia a Maçonaria como uma união de virtudes e, não, uma sociedade esotérica. Por isso, enfatizou, no seu Ritual, o ensinamento de valores morais e a difusão do puro espírito humanístico, dentro do verdadeiro amor fraternal. Preservou a importância dos símbolos e resgatando o princípio que afirma ser “a verdadeira Maçonaria a dos Três Graus de São João”.Iniciou, em Hamburgo, a elaboração de um novo Ritual para a Grande Loja Provincial, subordinada à Premier Grande Loja da Inglaterra.Baseou todo o seu trabalho no texto Three distinct knocks (Três batidas diferentes) que considerava “o mais velho e genuíno Ritual Inglês”. Sentia profundamente que princípios éticos e morais eram a essência da Maçonaria e os formulava com grande cuidado, com a colaboração dos mais educados maçons de seu tempo. Isso dá ao seu Ritual um caráter particular, expressando tendências espirituais da Alemanha por volta do século XVIII.Entre os principais colaboradores de Schröder estavam Friedrich Ludwig Wilhelm Meyer (1759/1840) e Johann Gottfried Herder (1744/1803), com quem trocou diversas correspondências.Em 29 de junho de 1801, submeteu seu texto aos Mestres de Hamburgo, que o adotaram por unanimidade. Depois de mais uma revisão, foi impressa uma edição limitada para todas as Lojas de Hamburgo. Dessa edição existe somente uma cópia pertencente a uma Loja na cidade de Celle.Em 1814, após exercer o Grão-Mestrado Adjunto na Grande Loja Provincial da Baixa-Saxônia, à qual sua Loja estava subordinada, foi eleito Grão-Mestre na Grande Loja de Hamburgo. Faleceu em 3 de setembro de 1816, em Relligem, próximo de Hamburgo, ocupando o primeiro Grande Malhete.Friedrich Ulrich Ludwig Schröder conferiu ao seu Ritual uma posição de destaque entre os Ritos Maçônicos, pela concordância com o Rito da Grande Loja Mãe da Inglaterra, pela eliminação de todos os aditamentos inseridos no final do século XVIII, pelo espírito de humanismo presente em seu cerimonial e pelo brilho da linguagem clássica do alemão.
Rito de Schröeder

Friedrich Ulrich Ludwig Schröder
Nasceu em 2 de novembro de 1744, em Schwerin, Alemanha. adotado por um casal de atores do teatro mambembe. Demonstrando grande inteligência, Schröeder conseguiu absorver com muita facilidade os ensinamentos através da mãe e do padrasto. Teve também uma formação teatral, pois atuava juntamente com seus pais no teatro
Ator-produtor, proprietário de teatro em Hamburgo, adaptou diversas peças de teatro dos originais franceses e ingleses e foi o introdutor de Shakespeare no teatro alemão.Aos 30 anos de idade, foi iniciado Iniciado em 1774 no Rito da Estrita Observância, na Loja “Emanuel Zur Mainblumen”, de Hamburgo, onde, em 1787 foi eleito Venerável Mestre. Em 1790, descontente com o declínio da Maçonaria Alemã, que incorporara todas as adulterações aos ensinamentos puros do Antigo Ritual Inglês, principalmente com o declínio do Rito da Estrita Observância – a partir de 1764 – o Ir\ Friedrich Ulrich Ludwig Schröder recebeu inspiração para propor um novo Ritual à Maçonaria Alemã, expurgando-a de todas as excentricidades acrescidas.
Procedimentos para fundação e instalação de Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente no Brasil
Documentos a serem providenciados:
1. Formulário de Patrocínio (Certificate of action of Masonic Lodge)O Capítulo deve ter um corpo maçônico patrocinador, que pode ser uma Loja Simbólica. Para tanto a Loja deve aprovar o Patrocínio, que é, na prática, apenas moral, visto que, por ser uma Ordem de adultos, se mantém as suas próprias custas. A Loja deve preferencialmente ter Templo próprio de forma a abrigar o Capítulo.A aprovação do patrocínio deve ocorrer em sessão regular da Loja, pois a data da aprovação deve ser informada neste Formulário.Caso exista mais de uma Loja patrocinadora, deve ser preenchido um Formulário para cada Loja. Cabe ao Secretário da(s) Loja(s) preencher este documento e assiná-lo.
2. Formulário de Regularidade Maçônica (Certificate of masonic good stading)Este formulário destina-se a atestar a regularidade maçônica dos Mestres Maçons candidatos à iniciação. Ele deve ser preenchido pelo responsável pela organização e deve ser assinado pelo Secretário da Loja de origem do candidato, já que o Capítulo pode ser formado por candidatos oriundas de qualquer Loja, mesmo que ela não seja a patrocinadora. A assinatura do Secretário será o atestado de regularidade maçônica do candidato.
3. Formulário de Conexão Maçônica (Certificate of Masonic Connections)Este formulário destina-se a atestar o grau de parentesco (esposa, filha, etc) com um Mestre Maçom regular, das senhoras candidatas à iniciação. Parentes de Mestres Maçons falecidos, estes deveriam estar regulares à época do falecimento.
4. Certificado de Digno Diretor e Diretora (Certificate of Worthy Patron and Matron)Após as eleições, a secretária deverá preencher este formulário, o qual poderá ser entregue pessoalmente ao Delegado que vier presidir a eleição desta primeira administração.
5. Pedido de Licença (Application for dispensation - Instition of a new Chapter)Este formulário informa o nome proposto para o Capítulo, endereço das reuniões, os nomes e endereços da Secretária, Digna Diretora, Digno Diretor, Digna Diretora Assistente e Digno Diretor Assistente. Poderá ser entregue pessoalmente ao Delegado.
6. Pedido de Carta Constitutiva (Petition for a Chapter)Este formulário informa o nome do Capítulo, local das reuniões, o nome de todas as senhoras e seus respectivos graus de parentesco com Mestre Maçom, o nome de todos os Mestres Maçons e suas Lojas de origem. Poderá ser entregue pessoalmente ao Delegado.Comentários:O grupo inicial de candidatos deve ser de no mínimo 20 (vinte) pessoas. Sendo um mínimo de 15 (quinze) mulheres e um mínimo de 1 (um) Mestre Maçom, isto é, caso sejam 15 mulheres deverá haver 5 Mestres Maçons. Desta forma o Capítulo funcionará sob licença (under dispensation - UD), receberá uma Carta Constitutiva Provisória com validade definida (geralmente um ano). Entretanto o Capítulo deverá ter 40 (quarenta) membros ativos ao cabo do segundo ano de existência, para receber a Carta Constitutiva definitiva.Só podem ser candidatos, Mestres Maçons ou parentes de Mestres Maçons.As despesas para a fundação de um Capítulo podem atingir valores ao redor de US$ 500,00, incluindo aqui toda a documentação enviada pelo Grande Capítulo Geral dos EUA, tais como livros de secretaria, tesouraria, rituais, Bíblias, estandarte, constituição, Normas e Regulamentos e outros. Este deve ser enviado através de Vale Postal, Cartão de Crédito, Banco do Brasil.Em razão disto o grupo pode, e deve, se reunir informalmente fixando desde já o dia de sua reunião, suas metas sociais, mensalidade provisória, criando o hábito de encontro e o recolhimento de fundos para essa despesa, enquanto aguarda a deliberação do Grande Capítulo Geral.Será então fixado um dia para o retorno do Delegado ou a vinda do Muito Grande Digno Diretor para realizar a Instituição do Capítulo, Iniciação dos candidatos elencados e Instalação dos Oficiais Eleitos.Pronto! Dai para a frente o Capítulo passa a ter vida, podendo selecionar e iniciar os futuros membros.Parabéns você conseguiu. Agora é mãos à obra.
PARA ADAH
Nossa estrela vida não é sempre fácil,
Nós realmente precisamos de uma rara coragem agora,
Como aquela da jovem, heróica Adah,Mantendo o juramento terrível de seu pai
Nós obedecemos, como ela nos ensinou,
Às vezes choramos sobre os males da vida
Mas resolutos nós viramos nossas faces
Para longe das isoladas colinas de Adah
Este mundo tem filhas obedientes,
Realizando uma difícil ordem;
Nós devemos buscá-los – cansados, preocupados
Elevá-los com a mão de “Estrela” verdadeira
Sua silenciosa confiança e obediência verdadeira
São exemplos que não podem ser arruinados
Traga uma vela de rara coragemPara o primeiro ponto de nossa Estrela.
Ruth
A FILHA DO JUDEU
Pai, pai, o alegre menestrel cantouSalve,
alegre eu cheguei com pandeiro e com dança;
Salve, pai, salve!
Tua arma em Deus estava forte
Olá Deus de Israel, apoio seguro de Israel.
Hosana! Hosana!Assim o menestrel cantouPai, pai!
A filha surpresa chorou
Que dor é esta?
O que significa este sinal de estupefação?
Pó em tua cabeça!
Teus cabelos grisalhos esvoaçam
Esse olhar de horror em cada face dos soldados.
Lamentando, lamentandoAssim a filha chorouPai, pai!
A donzela devota disse –Se assim eu estou condenada, se assim teu voto se perde
Oh! Não volte atrás! Há esperança entre os mortos
Nenhuma para os perjuriados –
deixe que sua vontade seja feita.
Hosana! Hosana!
Assim a donzela disse.
Pai, pai!
A condenada humildemente falou-Sejam fortes tuas mãos, seja resoluto o teu coraçãoPara a reunião jovial no céu eu olhareiE com a benção sobre tua cabeça partes.
Adeus! Adeus!Assim a condenada falou.
PARA ADAH
Adah Filha de Jephthah

COMO FORMAR UM CAPÍTULO
Para a formação de um Capítulo é necessário um grupo inicial não inferior a 18 membros, sendo no mínimo 16 do feminino ou masculino (Mestre Maçom). Os documentos devem ser preenchidos e enviados ao Grande Capítulo Geral. Uma vez aprovado, um Delegado virá para presidir as eleições dos Oficiais e para realizar a Iniciação das candidatas e dos Maçons selecionados e suas instalações. Daí para frente o Capítulo passa a ter vida própria, podendo selecionar e iniciar os futuros membros.
Cunhadas, Sobrinhas e Irmãos, venham fazer parte do Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente
COMO FORMAR UM CAPÍTULO
Para a formação de um Capítulo é necessário um grupo inicial não inferior a 18 membros, sendo no mínimo 16 do feminino ou masculino (Mestre Maçom). Os documentos devem ser preenchidos e enviados ao Grande Capítulo Geral. Uma vez aprovado, um Delegado virá para presidir as eleições dos Oficiais e para realizar a Iniciação das candidatas e dos Maçons selecionados e suas instalações. Daí para frente o Capítulo passa a ter vida própria, podendo selecionar e iniciar os futuros membros.
Cunhadas, Sobrinhas e Irmãos, venham fazer parte do Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente
QUEM PODE ASSISTIR ÀS REUNIÕES DE UM CAPÍTULO
Só podem assistir às reuniões os membros iniciados no Capítulo e que estejam regulares nas suas Lojas Maçônicas.
A perda do direito maçônico de qualquer Maçom, fará com este perca seus direitos no Capítulo, mesmo que esteja regular neste.
A perda dos direitos do Maçom, não implicará na privação do direito do membro feminino, cujo parentesco exista.
como iniciar na estrela do oriente
A solicitação para iniciação deverá ser assinada pela candidata (o) e por mais dois membros do Capítulo, que a (o) recomendam, que terá, obrigatoriamente, que apresentar a regularidade.
No caso de candidata, deverá ser apresentada a mesma documentação, incluindo a regularidade do Mestre Maçom cujo parentesco lhe permita a iniciação.
os requisitos....
-crer em um ser supremo;
-ter boa conduta moral;
-e ter consciência de bom relacionamento de amizade,
fidelidade e irmandade para que a Ordem possa fluir com harmonia.
quem pode ser iniciado na estrela do oriente?
Podem iniciar no Capítulo da Estrela do Oriente,
esposas,
filhas,
noras,
mães,
irmãs,
netas,
bisnetas
e viúvas de Mestre Maçom que esteja regular com sua Loja Maçônica
e Maçom que esteja regular em uma Loja.
A idade mínima para poder ser iniciada é de 18 anos.
os propósitos da estrela do oriente
educar;
edificar caráter;
ressaltar valores morais e espirituais;
fazer caridade e servir ao próximo;
edar suporte a "Ordem Internacional das Filhas de Jó;
.Não é uma religião e nem uma sociedade feminista.
As reuniões do Capítulo são mensais e, obrigatoriamente, acontecerão em um Templo Maçônico ou Salas Capitulares, pois a Ordem necessita ser apoiada por uma Loja Maçônica. No entanto o apoio será restrito ao que diz respeito às instalações. Por se tratar de uma Ordem de adultos o Capítulo se manterá por conta própria. A sociedade cresceu muito e hoje existe em vários países, tais como: Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, México, Panamá, Filipinas, Japão, Alasca, Porto Rico, Havaí, Austrália, Canadá e outros, com aproximadamente 1.200.000 membros.
Estrela do Oriente

Nestes quase 150 anos de existência, a Ordem tem se destacado por suas inúmeras obras de assistencia, colocando-se como um alicerce social junto às Lojas Maçônicas.
A Estrela do Oriente tem como propósito
Graus Superiores
31. Inspetor Inquisidor
32. Mestre do Segredo Real
l33. Grande Soberano - Inspetor Geral
Graus Filosóficos
19. Grande Pontífice
20. Grande Ad-Vitam
21. Patriarca Noachita ou Prussiano
22. Cavaleiro do Machado Real (Príncipe do Líbano)
23. Chefe do Tabernáculo
24. Príncipe do Tabernáculo
25. Cavaleiro da Serpente de Bronze
26. Príncipe da Misericórdia
27. Comandante do Templo
28. Cavaleiro do Sol ou Príncipe Adepto
29. Cavaleiro de Santo André30. Cavaleiro Cadosh
Graus Capitulares
4. Mestre secreto
5. Mestre Perfeito
6. Secretário Íntimo
7. Chefe e Juiz
8. Superintendente do Edifício
9. Mestre Eleito dos Nove
10. Ilustre Eleito dos Quinze
11. Sublime Mestre Eleito
A ESTRUTURA DA MAÇONARIA
A Maçonaria é organizada em ritos, sendo estes divididos em graus.
O rito escocês tem 33 graus, sendo que o grau 33 é honorário.
Os 33 graus do rito escocês equivalem aos 10 graus do rito York.
Os graus 1 a 3 são os mesmos nos dois ritos aqui mencionados e são chamados de graus da Loja Azul,
pois são comuns a qualquer rito maçônico.
Ao atingir o grau 3,
o maçom tem que escolher entre estes dois ritos,
se pretender subir na escala hierárquica.
Apenas após passar pelos três primeiros graus é que o aprendiz é considerado maçom.
O JURAMENTO

Ilustre Preceptora;
Ilustre Preceptora Adjunta;
Arquivista;
Tesoureira;
Capelã;
Chefe de Cerimonial;
Esperança
Caridade
Fé
Amor
Religião
Natureza
Imortalidade
Fidelidade
Patriotismo
Serviço
Observadora Confidencial;
Observadora Externa;
Musica
Regente do Coro;
Preceptora Mãe
Preceptora Mãe Adjunta
Benefícios em ser uma Garota do Arco-íris
A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas enfatiza o seguinte:
Liderança Efetiva;
Participação ativa na Igreja de sua Comunidade;
Patriotismo;
Cooperação com seu Semelhante;
Amor ao Lar;
Lealdade à Família;
Serviços Humanitários
A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas ajuda a promover a auto estima e a liderança entre seus membros. Como membro, a garota aprenderá a importância do comportamento (etiqueta) apropriado. Ela aprenderá habilidades para falar em público e participará de reuniões presididas por garotas de sua idade. Embora havendo sempre a presença de uma adulta conselheira que as orienta, todas as reuniões são conduzidas pelas meninas.
Se tiver a oportunidade de atingir a posição de Ilustre Preceptora de sua Assembléia do Arco-Íris, a menina aprenderá a planejar programas benéficos a todos os membros, e, executando esses planos, será uma diretora e líder de pessoas. Além disso, ela aprenderá a maneira apropriada de conduzir uma reunião de negócios.
Além da liderança na sua Assembléia, elas terão oportunidades de atingir uma posição de liderança estadual., no cargo de Grande Ilustre Preceptora, na Grande Assembléia estadual, realizada por 3 dias, anualmente.
O que a Menina do Arco-Íris faz?
Membros do Arco-Íris são ativas em suas igrejas, escolas e comunidades. Elas levantam fundos para várias instituições de caridade, através de almoços, jantares e outras promoções, e se oferecendo para trabalhar em em organizações que as subvencionam. As Meninas do Arco-Íris participam de muitas atividades e fazem amizades duradouras. A primeira Assembléia da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas a ser criada na América Latina, ainda está ativa na cidade de Cascavel-PR, no Brasil. Chama-se Assembléia Caminho de Luz I, e foi fundada em 16 de Maio de 1992.
O Arco-Íris é uma Organização Religiosa?
Não. A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização de serviços. A Ordem, entretanto, incentiva cada um de seus membros ser um participante ativo em sua crença religiosa.
As Sete Virtudes
A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas enfatiza sete virtudes (assim como os DeMolays,porém nao são concedidas como sete cores, mais sim sete virtudes cardeais), as quais são representadas pelas sete cores:
Vermelho: representa o amor, que enfatiza a importância do amor em casa e com a família.
Laranja: representa a religião, que enfatiza a importância do companheirismo e da ativa participação na igreja.
Amarelo: representa a natureza, que é responsável por nossa vitalidade e a qual devemos respeitar.
Verde: significa a imortalidade, pois mesmo que o corpo morra, a alma vive pela eternidade.
Azul: significa a lealdade para com a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, família e amigos.
Anil: significa patriotismo, dando importancia ao respeito ao seu pais, tal como sua bandeira.
Violeta: representa o serviço, o que é a principal causa enfatizada pelas Ordem e outros membros maçônicos.
Branco: é o simbolismo da união de todas as cores do Arco-Íris.
MENINAS ARCO-IRIS
AS ABELHINHAS
As Abelhinhas são meninas de 9 e 13 anos de idade que podem se tornar membros da Ordem. É uma forma de envolvê-las nas atividades sociais do Bethel antes que elas se tornem membros definitivos.
COMO FUNDAR UMA BETHEL?
Um Bethel, para ser instalado precisa ser patrocinado por uma Loja Maçônica, um Corpo Maçônico ou um Grupo de Maçons.
A autorização para a instalação de um Bethel vem dos Estados Unidos, através da Suprema Guardiã, e, após ser aprovado, envia a "Carta Constitutiva".
É necessária a realização de atividades filantrópicas incluindo o angariar fundos para caridades específicas, além de coletas para caridades nacionais e trabalhar em favor dos necessitados.
As atividades sociais poderão incluir: Equipes de competição, Coral, Teatro, Gincanas, Atividades Integradoras, Retiros, Viagens, Congressos, etc. – muitas das quais são fora, em comunidades particulares – também Chás, Recepções e Festas Formais.
Guardiã
CARGOS NOMEADOS
CARGOS ESCOLHIDOS POR VOTAÇAO
MEMBROS
O Bethel possui o Conselho Guardião, formado por maçons, suas esposas, mães e pais de Filhas de Jó, irmãs (maiores de 20 anos) de Filhas de Jó e Membros de Maioridade (são Filhas de Jó que possuem mais de 20 anos) da Ordem que ajudam as Filhas de Jó na realização de seus trabalhos e por esse Conselho passam todas as decisões que as moças venham tomar. Tem o dever de apoiar os membros e participar de todos os eventos e trabalhos ligados à área administrativa, constitucional e ritualística do Bethel, sem interferir nos mesmos.
LIÇAO DE AMOR
A Senhora Ethel, recebeu de sua mãe, de religião cristã, lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó, decidindo assim doar parte do seu tempo e talento, para tornar possível a todas as moças compartilharem dos privilégios que ela possuía.
Depois de diversos anos de estudos e considerações, com a participação de seu marido, Dr. William H. Mick, e outros colaboradores, ela fundou a Ordem, em memória à sua mãe, Sra. Elizabeth D. Wead.
O principal objetivo da OIFJ, é reunir moças para aperfeiçoamento do seu caráter, através do desenvolvimento moral e espiritual, encontrado nos ensinamentos que destacam reverência a Deus e às Sagradas Escrituras, lealdade com a bandeira do País e às coisas que ela representa e Amor para com os pais e familiares.
A FUNDADORA...
Ethel T. Wead Mick, nasceu no dia 9 de março de 1881, na cidade de Atlantic, Iowa, filha de William Henry Wead e Elizabeth Delight Hutchinson Wead, a mais nova dos filhos do casal. Sua mãe, religiosa, lia todas as noites trechos da Bíblia, fazendo sempre referência ao Livro de Jó, e Ethel alimentava a esperança de que tendo uma filha, esta seria: “Justa como uma Filha de Jó”. Fato este que influenciou, no futuro, a criação da Ordem.
Estudou Medicina no Creighton Medical College em Omaha, onde conheceu William Henry Mick, também estudante de Medicina, com o qual se casou em maio de 1904. Deste casamento nasceram duas filhas, chamadas: Ethel e Ruth.
Entre seus hobbies, a Senhora Mick se dedicava ao canto e à pintura à óleo em Porcelana Chinesa. Colaborava em diferentes clubes de amizades e cívicos. Um desses, a Maçonaria, o que culminou com a criação da Ordem Internacional das Filhas de Jó. Foi Suprema Guardiã da Ordem de 1921 a 1922, no Bethel #01 dos Estados Unidos, que hoje leva o seu nome, Bethel Wead Mick. Vindo à falecer em 21 de fevereiro de 1957.
UM POUCO DE HISTORIA DAS FILHAS DE JÓ
Foi organizada com o consentimento de J. B. Frademburg, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Nebraska, Estados Unidos, da Senhora Anna J. Davis, a Grande Mãe da Ordem da Estrela do Oriente, de Nebraska e James E. Bednar, o Grande Patrono. O primeiro Bethel (que significa "local sagrado", onde os membros se reúnem) foi instalado no Templo Maçônico de Omaha, Nebraska. Desde então, os Bethéis se multiplicaram por estes países.
FUNDADORA
Ethel T. Wead Mick, nasceu no dia 9 de março de 1881, na cidade de Atlantic, Iowa, filha de William Henry Wead e Elizabeth Delight Hutchinson Wead, a mais nova dos filhos do casal. Sua mãe, religiosa, lia todas as noites trechos da Bíblia, fazendo sempre referência ao Livro de Jó, e Ethel alimentava a esperança de que tendo uma filha, esta seria: “Justa como uma Filha de Jó”. Fato este que influenciou, no futuro, a criação da Ordem.
Estudou Medicina no Creighton Medical College em Omaha, onde conheceu William Henry Mick, também estudante de Medicina, com o qual se casou em maio de 1904. Deste casamento nasceram duas filhas, chamadas: Ethel e Ruth.
Entre seus hobbies, a Senhora Mick se dedicava ao canto e à pintura à óleo em Porcelana Chinesa. Colaborava em diferentes clubes de amizades e cívicos. Um desses, a Maçonaria, o que culminou com a criação da Ordem Internacional das Filhas de Jó. Foi Suprema Guardiã da Ordem de 1921 a 1922, no Bethel #01 dos Estados Unidos, que hoje leva o seu nome, Bethel Wead Mick. Vindo à falecer em 21 de fevereiro de 1957.
LIÇAO DE AMOR
A Senhora Ethel, recebeu de sua mãe, de religião cristã, lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó, decidindo assim doar parte do seu tempo e talento, para tornar possível a todas as moças compartilharem dos privilégios que ela possuía.
Depois de diversos anos de estudos e considerações, com a participação de seu marido, Dr. William H. Mick, e outros colaboradores, ela fundou a Ordem, em memória à sua mãe, Sra. Elizabeth D. Wead.
O principal objetivo da OIFJ, é reunir moças para aperfeiçoamento do seu caráter, através do desenvolvimento moral e espiritual, encontrado nos ensinamentos que destacam reverência a Deus e às Sagradas Escrituras, lealdade com a bandeira do País e às coisas que ela representa e Amor para com os pais e familiares.
O Bethel possui o Conselho Guardião, formado por maçons, suas esposas, mães e pais de Filhas de Jó, irmãs (maiores de 20 anos) de Filhas de Jó e Membros de Maioridade (são Filhas de Jó que possuem mais de 20 anos) da Ordem que ajudam as Filhas de Jó na realização de seus trabalhos e por esse Conselho passam todas as decisões que as moças venham tomar. Tem o dever de apoiar os membros e participar de todos os eventos e trabalhos ligados à área administrativa, constitucional e ritualística do Bethel, sem interferir nos mesmos.
Os Cargos escolhidos por votação são:
Cargos do Bethel
Eleitos:
Honorável Rainha
Primeira Princesa
Segunda Princesa
Guia
Dirigente de Cerimônias
Nomeados:
Capelã
Secretária
Tesoureira
Musicista
Bibliotecária
Primeira Mensageira
Segunda Mensageira
Terceira Mensageira
Quarta Mensageira
Quinta Mensageira
Primeira Zeladora
Segunda Zeladora
Guarda Interna
Guarda Externa
Porta Bandeira
Coral
Conselho Guardião
Guardiã do Bethel
Guardião Associado do Bethel
Guardiã Secretária
Guardiã Tesoureira
Guardiã Musicista ou Guardiã Diretora de Épocas
Como Fundar um Bethel
Um Bethel, para ser instalado precisa ser patrocinado por uma Loja Maçônica, um Corpo Maçônico ou um Grupo de Maçons.
A autorização para a instalação de um Bethel vem dos Estados Unidos, através da Suprema Guardiã, e, após ser aprovado, envia a "Carta Constitutiva".
É necessária a realização de atividades filantrópicas incluindo o angariar fundos para caridades específicas, além de coletas para caridades nacionais e trabalhar em favor dos necessitados.
As atividades sociais poderão incluir: Equipes de competição, Coral, Teatro, Gincanas, Atividades Integradoras, Retiros, Viagens, Congressos, etc. – muitas das quais são fora, em comunidades particulares – também Chás, Recepções e Festas Formais.
Programa Jobie-to-Bee
As Abelhinhas são meninas de 9 e 13 anos de idade que podem se tornar membros da Ordem. É uma forma de envolvê-las nas atividades sociais do Bethel antes que elas se tornem membros definitivos.
Jobies Famosas
Maria Sharapova: Tenista
Meghan Cary: Cantora
Kim Cattrall: Atriz de filmes e seriados como "Sex and the City"
Anita Sue Dennison: Esposa do Embaixador dos Estados Unidos na Arábia Saudita
Jacquelynne Fontaine: Miss Califórnia de 2007
Nancy Fleming: Miss América de 1961
Judy Garland: Atriz de Cinema e cantora famosa pelo clássico Mágico de Oz
Mary Ellen Gilbert: Modelo pin-up de Pôsters da Segunda Guerra Mundial
Christie Hageman: Miss Montana em 2007
Jenilee Harrison: Atriz de TV famosa pelo "Three's Company"
Nannette Hegerty: Delegada de Polícia de Milwaukee, Wisconsin
Vicki Lawrence: Atriz de TV famosa pelo "The Carol Burnett Show"
Heather Moore: Repórter do News 14 na Carolina do Norte
Linda Nieber: Produtora de Telev
isão
Jean Rabe: Novelista, Designer de jogos
Debbie Reynolds: Atriz de cinema, TV e de espetáculos da Brodway
Debbie Rihn-Harvey: Primeira-Dama da Esquadrilha da Fumaça Americana
Lonna Seibert: Coordenadora do Smithsonian Institution
Aimee Teegarden: Atriz de TV famosa pelo "Friday Night Lights"
Mariana Velho: Vencedora do Reality Show de Moda Brazil's Next Top Model
Letycia Antinori:Juíza dos Emirados Árabes Catariana
AS FILHAS DE JÓ

Esta Ordem é baseada nos ensinamentos Bíblicos sobre a vida de Jó, sua Paciência perante aos desafios e provações pelos quais teve de passar.´
nome se refere às três filhas de Jó: Kézia, Jemima e Keren-Happouk, que são citadas na Bíblia como as "mulheres mais justas de toda a Terra".
Ela está presente em alguns países: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, e Brasil. A Ordem está em nosso país desde 1990, foi trazido pelo maçom Alberto Mansur e o Bethel #01 foi instalado na cidade do Rio de Janeiro é chamado "Mater do Brasil".
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