terça-feira, 14 de abril de 2009

O RITO DO BRASIL

Preceitos do Rito


O Rito Brasileiro é teista,

afirmando a crença em um DeusCriador - Supremo Arquiteto do Universo.Acata os Landmarques e os demais princípios tradicionaisda Maçonaria, atendendo a todos os requisitosda Ortodoxia Maçônica.A base do Rito é a Maçonaria Simbólica de São João, sob ajurisdição do Grande Oriente do Brasil. Sobre ela, eleva-sea hierarquia de 30 Altos Graus, sob a jurisdição doSupremo Conclave do Rito.Dedica-se o Rito Brasileiro ao aperfeiçoamento dosMaçons, conciliando a Tradição com a Evolução.Especializa-se no cultivo da Filosofia, Liturgia, Simbologia,História e Legislação Maçônica, estudando os grandesproblemas nacionais e universais e suas implicações econsequência no futuro da Pátria e da Humanidade.Combate a supertição, conciliando a Razão com a Fé.O incentivo e a prática do Civismo constituem-seem um dos altos objetivos do Rito Brasileiro.

Histórico do Rito Brasileiro

Prestigiar ou aderir a uma Loja do Rito Brasileiro deve ser considerado uma legítima afirmação de Brasilidade e um autêntico ato de amor ao Brasil. Dos diversos ritos praticados pela Maçonaria Regular, em todos os recantos da Terra, o Rito Brasileiro é um deles. O Rito Brasileiro ha muito tempo é Regular, Legal e Legítimo. Acata os Landmarks e os demais princípios tradicionais da Maçonaria, podendo ser praticado em qualquer país. Teria sido o embrião do Rito Brasileiro o apelo feito por um irmão Lusitano, um Cavaleiro Rosa Cruz, no ano de 1864, dirigido aos Orientes Lusitano e Brasil, no sentido de que fosse criado um Rito novo e independente, mantendo os três graus simbólicos, de acordo com a tradição maçônica, comum a todos os ritos e, os demais, altos graus, fossem diferenciados com características nacionais. Este apelo vinha com a seguinte afirmação: “Convimos em que semelhante reforma é contraria ao cosmopolismo e a tolerância Maçônica mas também é verdade que, enquanto os Maçons forem patriotas, e os povos fisicamente desiguais, a conservação de um Rito Universal, parece-nos impossível: Talvez que um tão gigantesco projeto só poderá ser possível no vigésimo século”. Esta idéia está publicada às páginas 6, vol. I da obra clássica em Maçonaria, intitulada Biblioteca Maçônica ou Instrução Completa do Franco-Maçom, publicada em Paris, por Ailleaud Guillard. Em 1878, em Recife surgiu a Constituição da Maçonaria do Especial Rito Brasileiro com aval de 838 obreiros, presidido pelo comerciante José Firmo Xavier, para as Casas do Circulo do Grande Oriente de Pernambuco; Esta Constituição era Maçonicamente totalmente irregular, pois a mesma além de se assentar sob os auspícios de sua Majestade Imperial Dom Pedro II, Imperador do Brasil, da Família Imperial e sua Santidade Sumo Pontífice o Papa, nela estava incluído vários preceitos negativos, como por exemplo: A admissão somente de Brasileiros natos, e em seu artigo 4° afirmava que uma das finalidades do Rito era defender a Religião Católica e sustentar a Monarquia Brasileira. Evidentemente o Rito não prosperou, pois era Irregular. Esta Constituição se encontra na Biblioteca Nacional e também publicada nos livros A Maçonaria e o Rito Brasileiro, de Hercules Pinto,Editora Maçônica, 1981 e Rito Brasileiro de Maçons Antigos Livres e Aceitos de Mário Name, Ed. A Trolha, 1992. Em 21 de dezembro de 1914, na reunião do Conselho Geral da Orem, presidido pelo Soberano Grão Mestre Lauro Sodré, o irmão Eugênio Pinto, orador interino, fez a proposta para a criação do Rito Brasileiro, quando foi aprovada a criação do Rito Brasileiro. Em 23 de dezembro de 1914, surgiu o decreto n° 500, que deu o conhecimento aos Maçons e Oficinas da Federação, da aprovação, do reconhecimento e da adoção do Rito Brasileiro. Kurt Prober, pesquisador maçônico, tece severas críticas à forma de criação do Rito, alegando: que o quorum da reunião era insuficiente, realizada ao apagar das luzes e que o Rito teria sido invenção dos militares. Em 1916, Lauro Sodré, afastou-se do 3° mandato de Soberano Grão Mestre do GOB, assumindo em seu lugar Veríssimo José da Costa que encaminhou o decreto n° 500 para a aprovação da Soberana Assembléia Geral. Assim através de um novo decreto, desta vez, o de n° 536, de 17 de outubro de 1916, reconheceu, consagrou e autorizou o Rito, criado e incorporado ao GOB. Em junho de 1917, o Conselho Geral da Ordem aprovou a constituição do Rito com seus regulamentos, estatutos e rituais. Mesmo assim o Rito não prosperava pela falta de uma oficina chefe e de rituais publicados. Em agosto de 1921, através do decreto n° 680, o Soberano Grão Mestre do GOB expulsou o Grão Mestre e outros 45 Veneráveis de Lojas do Estado de São Paulo, cassando as cartas constitutivas daquelas Oficinas, que passaram a adotar o Rito Brasileiro, publicaram rituais para os três primeiros graus, cópias fiéis do Rito Escocês. Em 1940, Álvaro Palmeira propõe a formação de uma comissão para analisar, estudar e atualizar o projeto do Rito Brasileiro, que naquela época achava-se adormecido. Em 1941, foi instalado o Supremo Conclave do Rito Brasileiro através do ato n° 1636. Este Supremo Conclave viria adormecer, pois havia pequenas diferenças entre o Grão Mestre Rodrigues Neves com o presidente do Supremo Conclave Otaviano Bastos. Em 1968, considerado o ano da implantação do Rito Brasileiro, Álvaro Pimenta Soberano Grão Mestre assinou o decreto n° 2080, reativando o Supremo Conclave, determinando que 15 irmãos revissem a Constituição do Rito, adequando-a às exigências internacionais de regularidade, fazendo um Rito Universal, separando o simbolismo dos altos graus, conciliando a tradição com a evolução. Publicou-se os rituais necessários. Atualmente o Rito Brasileiro é uma realidade vitoriosa. Possui organização e doutrina bem estruturadas, que muito se diferencia da organização e doutrina incipientemente propostas ao longo de sua história. Solidamente constituído é praticado por mais de 150 Oficinas Simbólicas distribuídas por quase todas as unidades da Federação. É o segundo Rito mais praticado no Brasil. O Supremo Conclave do Rito Brasileiro tem sede no Oriente do Rio de Janeiro, à Rua do Lavradio, n° 100. Estrutura doutrinária do Rito Brasileiro Em cinco segmentos se estrutura o Rito: Lojas Simbólicas 1° ao 3° grau 1° Grau – consagrado à fraternidade dos irmãos, união dos irmãos. 2° Grau – consagrado à exaltação do trabalho e ao estimulo da solidariedade. 3° Grau – consagrando o princípio que a vida nasce da morte. Capítulos 4° ao 18° grau Dedicados ao estudo da Filosofia Moral, 14 virtudes culminando com o grau Rosa Cruz, moral e espiritual, degrau capitular máximo. Grandes Conselhos 19° ao 30° grau Dedicados aos estudos dos problemas nacionais e da humanidade. 19° ao 22° - aspectos ligados à economia. 23° ao 26° - aspectos ligados à organização da sociedade. 27° ao 30° - aspectos ligados à arte, ciência, religião e à filosofia. Altos Colégios 31° e 32° grau Dedicados ao bem público e ao civismo, a abordagem de assuntos políticos, tratados elevadamente, sem injunções partidárias. Sumo Grau 33 Máximo na hierarquia de caráter administrativo, com tendência em grau superior. Algumas Características básicas do Rito Brasileiro Cada Rito possui modo próprio de realizar suas cerimônias, respeitados os limites bem conhecidos, sob pena de heresia maçônica. O importante é que todos os Ritos tem o mesmo objetivo, qual seja, o de ordenar a prática dos estudos maçônicos. Enumeramos algumas características do Rito: Uso de Bastões É por tradição, o uso de bastões pelo Mestre de Cerimônias e Diáconos. O Retorno da Palavra Sagrada Peculiaridade do Rito, tem como objetivo simbólico de confirmar a boa condução dos trabalhos e sua conclusão. A palavra vai e volta, imantando e desimantando. Sinais Além dos sinais habituais, temos os sinais de obediência e do rito. O Giro da Sacola Em três sub-giros: no oriente, na coluna do norte e na coluna do sul. Todos iniciando pelas luzes da região. Cerimônia das Luzes Realizada pelo Venerável Mestre com o auxilio do 1° e 2° Vigilante. Os três são as três luzes que iluminam a Loja. As 3 luzes místicas representam e evocam a onisciência (sabedoria – VM), a onipotência (força – 1° Vig.) e a onipresença divina (beleza – 2° Vig.). Inversão das Colunas Maçônicas É uma questão complexa, mas caracteristicamente o Rito inverte a coluna dentro do templo. Coluna "J" a direita. Colunas Norte e Sul Baseados no Hemisfério Sul, com pouca luz, os aprendizes sentam-se na coluna do sul e os companheiros na do Norte. Aclamação e Bateria Glória, Gloria, Gloria.

CHEGADA DO RITO SCHRÖEDER AO BRASIL


CHEGADA DO RITO SCHRÖEDER AO BRASIL



O Rito Schröeder chegou ao Brasil em dezembro de 1855, com a fundação da Loja “Deutsche Freundschaft” (Amizade Alemã), por imigrantes alemães e suiços em Joinvile-SC.Entretanto, este fato correu após a fundação do povoado denominado Dona Francisca, hoje muinicípio de Schroeder, cujo nome foi uma homenagem ao seu colonizador Senador Cristiano Mathias Schroeder, em 1851, sendo onde se concentraam as colônia germânicas e suíças, inicialmente. Esta Loja (Amizade Alemã), em maio de 1859 uniu-se à Loja”Zum Südlichen Kreuze”(Ao Cruzeiro do Sul), que havia sido fundada em maio de 1856, tomando a nova Loja o título distintivo de “ Deutsche Freundschaft Zum Sülinchen Kreuze” Amizade Alemã ao Cruzeiro do Sul).Naquela oportunidade, chegaram a compor o Rito Schröeder, cerca de 49 lojas, até o início da 1ª Guerra Mundial, somente no Rio Grande do Sul.Infelizmente, o advento bélico fez com que o governo brasileiro, em 1917, proibisse as reuniões e o uso da língua alemã em todo o território nacional.Esta proibição fez abater colunas todas as lojas Schröeder existentes.
Assim permaneceu até 24 de junho de 1958, quando ocorreu a fundação da Loja Concórdia & Humanitas nº 56, sob a jurisdição da GLMERGS, onde, então, voltou-se a desfrutar a beleza e o humanismo do genuíno Ritual Schröeder, primeiramente em alemão e posteriormente em português.

Hoje no Brasil, somos aproximadamente 39 lojas praticantes do Rito e em constante crescimento.
Entretanto foi no Estado do Rio Grande do Sul, que as lojas do Rito Schröeder se desenvolveram com maior ênfase, quando lá se estabeleceram as colonizações alamãs e italianas, surgindo (cada uma em sua época) fundações de associações, clubes e lojas maçônicas.
Com o advendo da 2ª Guerra Mundial, todas as lojas que utilizavam rito alemão foram obrigadas a trocar o seu rito (Schröeder) pelo rito Escocês.
Com isso várias Lojas abateram colunas.
Havia muita pressão sobre os alemães e italiados, mormente sobre os alemães, já que eram os causadores diretos da 2ª Guerra Muindial.
Quando, finalmente, foi permitida a reabertura das Lojas, no pós guerra, foi procurada uma maneira de se fundar uma loja no idioma alemão, a fim de preservar e manter as tradições e cultura germânica.
Fundou-se, então, uma loja que trabalhava no Rito Escocês, porém, onde todo o ritual era lido e falado em alemão.
Somente tempos depois é que foi escolhido o Rito de Schröeder, sendo que, por falta de informações, possuia a denominação Schröeder, porém trabalhava no Escocês.
Assim surgiu de forma bastante peculiar, o Rito Schröeder no Rio Grande do Sul.
Com a chegada do valoroso Ir\ Kurt Max Hauster, da Alemanha, trazendo consigo o ritual alemão da Loja Absalom, foi que os Irmãos daquela Loja tomaram conhecimento oficial, não só da formatação da loja, como, também, do rito, propriamente dito.
Todo o material então foi repassado à vários obreiros que se incumbiram de organizar as traduções, colocando-as em ordem para posterior elaboração dos rituiais.
Feito isso, foi passado à Loja Concórdia &Humanitas, no dia 24/06/1958 (data oficial) e, assim, deram início aos trabalhos que têm curso até a presente data.

Algumas Características do Rito Schröder:

- O Rito Trabalha exclusivamente nos Três Graus Simbólicos ou Azuis;
- Somente os cargos de Ven\ Mestre, Vigilantes e Tesoureiro são eletivos;
- O Orador é nomeado pelo V\ M\ somente para as sessões em que for considerado necessário e não atua como "Guarda da Lei", que é o próprio V\M\;
- Os demais cargos em Loja: Secretário; 1º e 2º Diáconos; M\ Harmonia;
2º Diáconos Adjuntos (Guardas do Templo interno e externo) e Preparador, são nomeados pelo V\ M\;
- O 1º Diácono é também o M\ de Cerimônias; - São T\ as batidas para todos os Graus, variando apenas na cadência; - Durante as Sessões ritualísticas a Palavra é concedida pelo V\ M\ através do 2º Vig\;
- Todos os Irmãos usam chapéu ou cartola ("cilindro alto") e luvas brancas nas Sessões;
- Os aventais: o de Aprendiz é branco e mantém a abeta levantada;
o de Companheiro é branco e tem a abeta baixada, circundada por uma borda azul;
o de Mestre é branco com uma borda azul que também circula a abeta baixada, sem rosetas ou Taus.
- O avental de Mestre é o mesmo para o V\M\ e os Ex-Veneráveis;
- O Rito original não adota a Cerimônia de Instalação de Veneráveis Mestres.
É o Reg. Geral da Potência que determina este procedimento adotado pelas Lojas Brasileiras;
- O V\M\, em visita a outras Lojas, usa na lapela esquerda, presa a uma fita azul, uma comenda com um pequeno Esquadro;
- Os Ex-Veneráveis, chamados Past Masters, usam na lapela esquerda, presa a uma fita azul, uma comenda com a representação gráfica do 47º Problema de Euclides pendurada a um pequeno Esquadro;
- Utiliza-se Sessões "a campo" (fora do Templo) para assuntos administrativos e também para apresentação de Trabalhos ou Instrução;
- Todos os Irmãos tem direito a Voz e voto (inclusive Aprendizes e Companheiros).
É o Reg. Geral da Potência que determina, por exemplo, que para a Administração votem apenas os Mestres Maçons;
- Todas as Sessões são encerradas com a formação da Cadeia de União em um cerimonial próprio;
- Se necessário passar a "Palavra Semestral", o V\M\ formará uma segunda Cadeia de União após encerrada a Sessão;
- Adota-se a "Noite dos Convidados", que é uma Sessão Branca Especial "a campo" (fora do Templo e sem ritualística) para apresentar candidatos à Loja.
Algumas Características do Templo do Rito Schröder:
- As Colunas J (à esquerda) e B (à direita de quem entra) ambas no lado externo (átrio) do Templo (alguns Templos não apresentam as Colunas B e J);
- Piso em um único nível (sem degraus) para Oriente e Ocidente (algumas Lojas – inclusive a ABSALOM - adotam dois degraus para o Oriente e um terceiro degrau para o Altar do V.M.);
- A decoração do Templo pode ser simples, com teto e paredes na cor azul variando apenas na tonalidade (pode-se também utilizar formas artísticas e arquitetônicas para embelezar o Templo);
- O Tapete da Loja, com os símbolos tradicionais da Ordem, é aberto ritualisticamente no centro do piso no Ocidente, substituindo os Painéis dos Três Graus;
- Três Colunas (que podem ser das ordens Jônica, Dórica e Coríntia) encimadas por "Três Grandes Velas" circundam o Tapete (algumas Lojas adotam três grandes castiçais);
- A iluminação do Templo na Abertura e no Encerramento da sessão segue um cerimonial próprio (do Oriente para o Ocidente);
- Um Triângulo ou um Compasso e um Esquadro com a letra G no centro na parede oriental, sobre a cabeça do V\M\;
- Altar (mesa retangular e cadeira sobre uma plataforma) para o V\M\; - Mesas simples e retangulares para os Oficiais (1\ e 2\ Vigilantes, Secretário e Tesoureiro);
- O Livro da Lei sobre o Altar (que é a própria a mesa do V\M\) permanece fechado;
- Na abertura da Loja, Compasso e Esquadro são armados pelo V\M\ de acordo com o Grau dos Trabalhos e colocados sobre o Livro da Lei;
- Ao lado e abaixo do Altar fica uma cadeira, a direita do V\M\, para o G\M\ ou seu Deputado;
- Ao lado e abaixo do Altar fica uma cadeira, a esquerda do V\M\ , para o V\M\ Adjunto (Ex-V\M\ mais moderno);
- Os Past Masters (Ex-Veneráveis Mestres, pois o Rito não usa a expressão M\I\) sentam-se no fundo do Oriente, de frente para o Ocidente.
- Os Aprendizes sentam-se na primeira fila da Coluna do Norte; - Os Companheiros sentam-se na primeira fila da Coluna do Sul;
- Os Mestres sentam-se em qualquer das duas Colunas; - Uma Sala de Preparação e uma Câmara Escura substituem a "Câmara de Reflexão".
Algumas diferenças com o Rito Escocês Antigo e Aceito, pois o Rito Schröder NÃO utiliza: - Cargos de: Chanceler; Mestre de Cerimônias (é o 1º Diác\); Hospitaleiro;
1º e 2º Expertos;
Porta-Estandarte;
Porta-Espada;
Mestre de Banquetes e Arquiteto;
- Punhos para o V\M\ e Vigilantes;
- Pavimento Mosaico (com o mesmo simbolismo, tijoletas coloridas aparecem na borda do Tapete da Loja);
- Colunas Zodiacais;
- Abóbada Celeste (o céu está representado no centro do Tapete);
- Gradil entre Oriente e Ocidente;
- Altar de Juramentos (é a própria mesa do V\M\);
- Olho que Tudo Vê (substituído por um Triângulo com a letra G no centro, ou pelo Compasso e Esquadro também com a letra G em seu centro);
- Estrela Flamígera;
- Corda de 81 Nós;
- Espadas;
- Espada Flamejante;
- Prova dos Elementos (substituída pelas 3 Viagens);
- Painéis dos Graus (representados pelo Tapete);
- Mar de Bronze;
- Bolsa de Propostas e Informações (são entregues diretamente ao V\M\, antes do início da sessão);
- Giro hierárquico para o Tronco de Solidariedade;
- Turíbulo ou incensório, pois não há queima de incenso nas sessões.
Algumas diferenças com o Rito de York (Emulation Rite), pois o Rito Schröder NÃO utiliza:
- Cargos de: Diretor de Cerimônias;
Capelão;
Organista;
Esmoler;
Mordomo; Administrador da Caridade;
- Pavimento Mosaico (substituído pelo Tapete da Loja);
- A letra "G" suspensa no centro da Loja;
- Os Pedestais do V.M. e dos Vigilantes;
- A Pedra Bruta (representada no Tapete);
- A Pedra Esquadrada (Idem); -
Altar de Juramentos (é a própria mesa do V.M.);
- Espada para o Guarda Externo;
- Painéis dos Graus (representados pelo Tapete);
- O andar "esquadrando" o Templo.

CONCLUSÃO:

O Rito Schröder apresentou expressivo crescimento a partir de 1995, quando havia cerca de 14 Lojas no Brasil. Atribuímos este crescimento a divulgação, nos Seminários de 95 e 98 (RS) e 99 (CE) e, a Fundação do Colégio de Estudos do Rito Schröder de Florianópolis (SC) em 1997. Este, mantém contato com todas as Lojas Schröder do Brasil, buscando sintonia com os ideais de Schröder e com os Rituais da Loja ABSALOM Nº 1. Visa uniformidade ritualística e de pensamento, em um trabalho de cooperação entre Lojas das diversas Obediências. Estas iniciativas estimulam muitos Irmãos, alguns mesmo sem deixar suas "Lojas Escocesas" outros, transferindo-se para Lojas Schröder para fundar novas Oficinas. Por utilizar um Templo simples, com poucos paramentos e cargos, torna-se muito mais fácil "trabalhar" em uma Oficina Schröder. Tudo isso contribui para aumentar o número de Oficinas que adotam o Rito.Atento a este movimento, o G. O. B. criou em 1999 o cargo de Grande Secretário Geral de Orientação Ritualística-Adjunto para o Rito Schröder, não por acaso, ocupado por um dos integrantes do Colégio de Estudos.

LIVRO DA LEI


LIVRO DA LEI

Fica sobre o Altar do Venerável Mestre a Biblia com as pontas voltadas para o Ocidente. Sobre ela permanece o compasso aberto em engulo reto, com as pontas viradas para o Ocidente e encobertos pelas hastes do esquadro

O TAPETE



O TAPETE


Uma peça que fica situada no centro do Templo cujos lados representam os quatro pontos cardeais.

Na orla, há tres portas representando os três primeiros oficiais da Loja (O Venerável Mestre e os Vigilantes).

Há também diversas ferramentas de pedreiros que simbolizam o trabalho , o desenho da pedra bruta, na qual trabalham os Aprendizes.


Em torno do Tapete ficam três colunas portando grandes velas. A Coluna da Sabedoria fica na posição Nordeste, a da Força na posição Noroeste e a da Beleza no meio da orla sul do Tapete.

O RITUAL ABERTURA



RITUALISTICA


No Rito Schröeder, o cortejo de abertura dos trabalhos é conduzido pelo Irmão Primeiro Diácono. Ao Segundo Diácono cabe cumprir o primeiro dever de um maçom em Loja. Faz a batida do grau na porta do Templo e é respondido pelo Cobridor Externo.Após cumprir essa formalidade o Venerável Mestre determina aos Diáconos desenrolar e estender o Tapete no centro do Templo.Após o desenrolamento do Tapete, o Venerável Mestre passa uma pequena vela ao Primeiro Diácono que acende as menores. Em seguida o Venerável Mestre vai até à Coluna Noroeste e acende a vela da Sabedoria. Depois os Vigilantes acendem, respectivamente, as outras duas, Força e Beleza.Após essa cerimônia o Venerável Mestre eleva uma prece ao Grande Arquiteto do Universo e declara aberta a Loja.

O SURGIMENTO DO RITO

O SURGIMENTO

O Ir\ Schröder gozava de grande prestígio, como Maçom e como profano (foi considerado, na época, “o maior ator que a Alemanha já teve”) e era reconhecido como um profundo conhecedor da História e dos Antigos Rituais da Maçonaria. Estudou, principalmente, os livros “As Três Batidas Diferentes na Porta da Mais Antiga Maçonaria – The Three Distinct Knocks at the Door of the Most Ancient Free-Masonry”, de autor desconhecido, sem dúvida o mais antigo manual maçônico impresso; e “Maçonaria Dissecada – Masonry Dissected”, de Samuel Prichard, que continha as práticas maçônicas utilizadas em Londres, em 1730. Examinou, também, os rituais dos diversos sistemas de graus complementares que proliferavam na Europa daqueles tempos. Suas pesquisas o levaram a abolir os chamados “altos graus”, bem como todo o ocultismo que dominava a Maçonaria Alemã, restaurando o Antigo Ritual Inglês, adaptando-o para a cultura e para o idioma germânicos seus contemporâneos. é devido a essa origem comum nos antigos rituais ingleses que o Rito de Schröder é semelhante ao Rito de York (Emulation Rite) sem, contudo, ser uma cópia do mesmo.O Ir\ Schröder entendia a Maçonaria como uma união de virtudes e, não, uma sociedade esotérica. Por isso, enfatizou, no seu Ritual, o ensinamento de valores morais e a difusão do puro espírito humanístico, dentro do verdadeiro amor fraternal. Preservou a importância dos símbolos e resgatando o princípio que afirma ser “a verdadeira Maçonaria a dos Três Graus de São João”.Iniciou, em Hamburgo, a elaboração de um novo Ritual para a Grande Loja Provincial, subordinada à Premier Grande Loja da Inglaterra.Baseou todo o seu trabalho no texto Three distinct knocks (Três batidas diferentes) que considerava “o mais velho e genuíno Ritual Inglês”. Sentia profundamente que princípios éticos e morais eram a essência da Maçonaria e os formulava com grande cuidado, com a colaboração dos mais educados maçons de seu tempo. Isso dá ao seu Ritual um caráter particular, expressando tendências espirituais da Alemanha por volta do século XVIII.Entre os principais colaboradores de Schröder estavam Friedrich Ludwig Wilhelm Meyer (1759/1840) e Johann Gottfried Herder (1744/1803), com quem trocou diversas correspondências.Em 29 de junho de 1801, submeteu seu texto aos Mestres de Hamburgo, que o adotaram por unanimidade. Depois de mais uma revisão, foi impressa uma edição limitada para todas as Lojas de Hamburgo. Dessa edição existe somente uma cópia pertencente a uma Loja na cidade de Celle.Em 1814, após exercer o Grão-Mestrado Adjunto na Grande Loja Provincial da Baixa-Saxônia, à qual sua Loja estava subordinada, foi eleito Grão-Mestre na Grande Loja de Hamburgo. Faleceu em 3 de setembro de 1816, em Relligem, próximo de Hamburgo, ocupando o primeiro Grande Malhete.Friedrich Ulrich Ludwig Schröder conferiu ao seu Ritual uma posição de destaque entre os Ritos Maçônicos, pela concordância com o Rito da Grande Loja Mãe da Inglaterra, pela eliminação de todos os aditamentos inseridos no final do século XVIII, pelo espírito de humanismo presente em seu cerimonial e pelo brilho da linguagem clássica do alemão.

Rito de Schröeder

Rito de Schröeder

Friedrich Ulrich Ludwig Schröder

Nasceu em 2 de novembro de 1744, em Schwerin, Alemanha. adotado por um casal de atores do teatro mambembe. Demonstrando grande inteligência, Schröeder conseguiu absorver com muita facilidade os ensinamentos através da mãe e do padrasto. Teve também uma formação teatral, pois atuava juntamente com seus pais no teatro

Ator-produtor, proprietário de teatro em Hamburgo, adaptou diversas peças de teatro dos originais franceses e ingleses e foi o introdutor de Shakespeare no teatro alemão.Aos 30 anos de idade, foi iniciado Iniciado em 1774 no Rito da Estrita Observância, na Loja “Emanuel Zur Mainblumen”, de Hamburgo, onde, em 1787 foi eleito Venerável Mestre. Em 1790, descontente com o declínio da Maçonaria Alemã, que incorporara todas as adulterações aos ensinamentos puros do Antigo Ritual Inglês, principalmente com o declínio do Rito da Estrita Observância – a partir de 1764 – o Ir\ Friedrich Ulrich Ludwig Schröder recebeu inspiração para propor um novo Ritual à Maçonaria Alemã, expurgando-a de todas as excentricidades acrescidas.




Procedimentos para fundação e instalação de Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente no Brasil

Procedimentos para fundação e instalação de Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente no Brasil
Documentos a serem providenciados
:

1. Formulário de Patrocínio (Certificate of action of Masonic Lodge)O Capítulo deve ter um corpo maçônico patrocinador, que pode ser uma Loja Simbólica. Para tanto a Loja deve aprovar o Patrocínio, que é, na prática, apenas moral, visto que, por ser uma Ordem de adultos, se mantém as suas próprias custas. A Loja deve preferencialmente ter Templo próprio de forma a abrigar o Capítulo.A aprovação do patrocínio deve ocorrer em sessão regular da Loja, pois a data da aprovação deve ser informada neste Formulário.Caso exista mais de uma Loja patrocinadora, deve ser preenchido um Formulário para cada Loja. Cabe ao Secretário da(s) Loja(s) preencher este documento e assiná-lo.

2. Formulário de Regularidade Maçônica (Certificate of masonic good stading)Este formulário destina-se a atestar a regularidade maçônica dos Mestres Maçons candidatos à iniciação. Ele deve ser preenchido pelo responsável pela organização e deve ser assinado pelo Secretário da Loja de origem do candidato, já que o Capítulo pode ser formado por candidatos oriundas de qualquer Loja, mesmo que ela não seja a patrocinadora. A assinatura do Secretário será o atestado de regularidade maçônica do candidato.

3. Formulário de Conexão Maçônica (Certificate of Masonic Connections)Este formulário destina-se a atestar o grau de parentesco (esposa, filha, etc) com um Mestre Maçom regular, das senhoras candidatas à iniciação. Parentes de Mestres Maçons falecidos, estes deveriam estar regulares à época do falecimento.

4. Certificado de Digno Diretor e Diretora (Certificate of Worthy Patron and Matron)Após as eleições, a secretária deverá preencher este formulário, o qual poderá ser entregue pessoalmente ao Delegado que vier presidir a eleição desta primeira administração.

5. Pedido de Licença (Application for dispensation - Instition of a new Chapter)Este formulário informa o nome proposto para o Capítulo, endereço das reuniões, os nomes e endereços da Secretária, Digna Diretora, Digno Diretor, Digna Diretora Assistente e Digno Diretor Assistente. Poderá ser entregue pessoalmente ao Delegado.

6. Pedido de Carta Constitutiva (Petition for a Chapter)Este formulário informa o nome do Capítulo, local das reuniões, o nome de todas as senhoras e seus respectivos graus de parentesco com Mestre Maçom, o nome de todos os Mestres Maçons e suas Lojas de origem. Poderá ser entregue pessoalmente ao Delegado.Comentários:O grupo inicial de candidatos deve ser de no mínimo 20 (vinte) pessoas. Sendo um mínimo de 15 (quinze) mulheres e um mínimo de 1 (um) Mestre Maçom, isto é, caso sejam 15 mulheres deverá haver 5 Mestres Maçons. Desta forma o Capítulo funcionará sob licença (under dispensation - UD), receberá uma Carta Constitutiva Provisória com validade definida (geralmente um ano). Entretanto o Capítulo deverá ter 40 (quarenta) membros ativos ao cabo do segundo ano de existência, para receber a Carta Constitutiva definitiva.Só podem ser candidatos, Mestres Maçons ou parentes de Mestres Maçons.As despesas para a fundação de um Capítulo podem atingir valores ao redor de US$ 500,00, incluindo aqui toda a documentação enviada pelo Grande Capítulo Geral dos EUA, tais como livros de secretaria, tesouraria, rituais, Bíblias, estandarte, constituição, Normas e Regulamentos e outros. Este deve ser enviado através de Vale Postal, Cartão de Crédito, Banco do Brasil.Em razão disto o grupo pode, e deve, se reunir informalmente fixando desde já o dia de sua reunião, suas metas sociais, mensalidade provisória, criando o hábito de encontro e o recolhimento de fundos para essa despesa, enquanto aguarda a deliberação do Grande Capítulo Geral.Será então fixado um dia para o retorno do Delegado ou a vinda do Muito Grande Digno Diretor para realizar a Instituição do Capítulo, Iniciação dos candidatos elencados e Instalação dos Oficiais Eleitos.Pronto! Dai para a frente o Capítulo passa a ter vida, podendo selecionar e iniciar os futuros membros.Parabéns você conseguiu. Agora é mãos à obra.

PARA ADAH

Obediência

Nossa estrela vida não é sempre fácil,
Nós realmente precisamos de uma rara coragem agora,
Como aquela da jovem, heróica Adah,Mantendo o juramento terrível de seu pai
Nós obedecemos, como ela nos ensinou,
Às vezes choramos sobre os males da vida
Mas resolutos nós viramos nossas faces
Para longe das isoladas colinas de Adah
Este mundo tem filhas obedientes,
Realizando uma difícil ordem;
Nós devemos buscá-los – cansados, preocupados
Elevá-los com a mão de “Estrela” verdadeira
Sua silenciosa confiança e obediência verdadeira
São exemplos que não podem ser arruinados
Traga uma vela de rara coragemPara o primeiro ponto de nossa Estrela.
Ruth

A FILHA DO JUDEU

A FILHA DO JUDEU

Pai, pai, o alegre menestrel cantouSalve,
alegre eu cheguei com pandeiro e com dança;
Salve, pai, salve!
Tua arma em Deus estava forte
Olá Deus de Israel, apoio seguro de Israel.
Hosana! Hosana!Assim o menestrel cantouPai, pai!
A filha surpresa chorou
Que dor é esta?
O que significa este sinal de estupefação?
Pó em tua cabeça!
Teus cabelos grisalhos esvoaçam
Esse olhar de horror em cada face dos soldados.
Lamentando, lamentandoAssim a filha chorouPai, pai!
A donzela devota disse –Se assim eu estou condenada, se assim teu voto se perde
Oh! Não volte atrás! Há esperança entre os mortos
Nenhuma para os perjuriados –
deixe que sua vontade seja feita.
Hosana! Hosana!
Assim a donzela disse.
Pai, pai!
A condenada humildemente falou-Sejam fortes tuas mãos, seja resoluto o teu coraçãoPara a reunião jovial no céu eu olhareiE com a benção sobre tua cabeça partes.
Adeus! Adeus!Assim a condenada falou.
PARA ADAH

Adah Filha de Jephthah

Encontramos na Bíblia, Juízes, Capítulo II, vers: 30 e 40, a narrativa do voto de Jeftá fez ao Senhor e no qual ele prometeu oferecer em holocausto a DEUS, se fosse vencedor nas batalhas contra os filhos de Amom,” aquilo que saindo da porta de minha casa viesse ao meu encontro, quando eu voltasse vencedor.” Depois de muitas vitórias voltou a Jeftá a Mizpã sua casa, e quem sai a seu encontro é sua própria filha. Desesperado pela fatalidade lamenta o voto feito, porém sua filha, para que a honra de seu pai fosse mantida, insiste ao sacrifício, pedindo apenas uma delonga de dois meses para preparar-se para a morte. Nas montanhas ela rezou muito, entrou em comunhão com Deus e voltou conformada com seu destino. Passado esse tempo ela retorna e seu pai a sacrifica em cumprimento do seu voto.

COMO FORMAR UM CAPÍTULO

COMO FORMAR UM CAPÍTULO?


Para a formação de um Capítulo é necessário um grupo inicial não inferior a 18 membros, sendo no mínimo 16 do feminino ou masculino (Mestre Maçom). Os documentos devem ser preenchidos e enviados ao Grande Capítulo Geral. Uma vez aprovado, um Delegado virá para presidir as eleições dos Oficiais e para realizar a Iniciação das candidatas e dos Maçons selecionados e suas instalações. Daí para frente o Capítulo passa a ter vida própria, podendo selecionar e iniciar os futuros membros.
Cunhadas, Sobrinhas e Irmãos, venham fazer parte do Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente

COMO FORMAR UM CAPÍTULO

COMO FORMAR UM CAPÍTULO?



Para a formação de um Capítulo é necessário um grupo inicial não inferior a 18 membros, sendo no mínimo 16 do feminino ou masculino (Mestre Maçom). Os documentos devem ser preenchidos e enviados ao Grande Capítulo Geral. Uma vez aprovado, um Delegado virá para presidir as eleições dos Oficiais e para realizar a Iniciação das candidatas e dos Maçons selecionados e suas instalações. Daí para frente o Capítulo passa a ter vida própria, podendo selecionar e iniciar os futuros membros.
Cunhadas, Sobrinhas e Irmãos, venham fazer parte do Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente

QUEM PODE ASSISTIR ÀS REUNIÕES DE UM CAPÍTULO

QUEM PODE ASSISTIR ÀS REUNIÕES DE UM CAPÍTULO?


Só podem assistir às reuniões os membros iniciados no Capítulo e que estejam regulares nas suas Lojas Maçônicas.
A perda do direito maçônico de qualquer Maçom, fará com este perca seus direitos no Capítulo, mesmo que esteja regular neste.
A perda dos direitos do Maçom, não implicará na privação do direito do membro feminino, cujo parentesco exista.

como iniciar na estrela do oriente

COMO INICIAR


A solicitação para iniciação deverá ser assinada pela candidata (o) e por mais dois membros do Capítulo, que a (o) recomendam, que terá, obrigatoriamente, que apresentar a regularidade.
No caso de candidata, deverá ser apresentada a mesma documentação, incluindo a regularidade do Mestre Maçom cujo parentesco lhe permita a iniciação.

os requisitos....

Os principais requisitos para ser uma Estrela do Oriente são:

-crer em um ser supremo;
-ter boa conduta moral;
-e ter consciência de bom relacionamento de amizade,
fidelidade e irmandade para que a Ordem possa fluir com harmonia.

quem pode ser iniciado na estrela do oriente?

QUEM PODE SER INICIADO?


Podem iniciar no Capítulo da Estrela do Oriente,
esposas,
filhas,
noras,
mães,
irmãs,
netas,
bisnetas
e viúvas de Mestre Maçom que esteja regular com sua Loja Maçônica
e Maçom que esteja regular em uma Loja.
A idade mínima para poder ser iniciada é de 18 anos.

os propósitos da estrela do oriente

A Estrela do Oriente tem como propósito: através dos seus trabalhos ritualísticos

educar;
edificar caráter;
ressaltar valores morais e espirituais;
fazer caridade e servir ao próximo;
edar suporte a "Ordem Internacional das Filhas de Jó;
.Não é uma religião e nem uma sociedade feminista.

As reuniões do Capítulo são mensais e, obrigatoriamente, acontecerão em um Templo Maçônico ou Salas Capitulares, pois a Ordem necessita ser apoiada por uma Loja Maçônica. No entanto o apoio será restrito ao que diz respeito às instalações. Por se tratar de uma Ordem de adultos o Capítulo se manterá por conta própria. A sociedade cresceu muito e hoje existe em vários países, tais como: Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, México, Panamá, Filipinas, Japão, Alasca, Porto Rico, Havaí, Austrália, Canadá e outros, com aproximadamente 1.200.000 membros.

Estrela do Oriente


Estrela do Oriente
É uma organização para-maçônica criada em 1850, pelo ilustre Maçom ROBERT MORRIS (advogado e Grão-Mestre do Estado de Kentucky – EUA), que vem se espalhando por todos os países, como França, Inglaterra, Espanha, Canadá, Itália, Alemanha, Japão, Austrália e outros com mais ou menos 1.200.000 membros. Chegou ao Brasil, no Rio de Janeiro, em agosto de 1997 quando foram instalados quatro Capítulos. Hoje existem mais de vinte Capítulos em São Paulo, um no Espírito Santo e um no Rio Grande do Sul, na cidade de Bagé.
Tem como propósitos através de seus trabalhos ritualísticos, ressaltar valores morais, espirituais, edificar caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo.Existe entre seus membros um profundo elo fraternal, muito amor o que aproxima uns dos outros fazendo-os cada vez mais queridos entre si, sendo um privilégio poder servir seu próximo sempre que for preciso e possível.Um dos grandes propósitos das Estrelas do Oriente é dar suporte a Ordem Rainbow Girls (Garotas Arco-Íris), preparando-as para uma vida de liderança dentro dos valores das Estrelas do Oriente.
Nestes quase 150 anos de existência, a Ordem tem se destacado por suas inúmeras obras de assistencia, colocando-se como um alicerce social junto às Lojas Maçônicas.


A Estrela do Oriente tem como propósito

Graus Superiores

Graus Superiores

31. Inspetor Inquisidor

32. Mestre do Segredo Real

l33. Grande Soberano - Inspetor Geral

Graus Filosóficos

Graus Filosóficos

19. Grande Pontífice

20. Grande Ad-Vitam

21. Patriarca Noachita ou Prussiano

22. Cavaleiro do Machado Real (Príncipe do Líbano)

23. Chefe do Tabernáculo

24. Príncipe do Tabernáculo

25. Cavaleiro da Serpente de Bronze

26. Príncipe da Misericórdia

27. Comandante do Templo

28. Cavaleiro do Sol ou Príncipe Adepto

29. Cavaleiro de Santo André30. Cavaleiro Cadosh

Graus Capitulares

Graus Capitulares

4. Mestre secreto

5. Mestre Perfeito

6. Secretário Íntimo

7. Chefe e Juiz

8. Superintendente do Edifício

9. Mestre Eleito dos Nove

10. Ilustre Eleito dos Quinze

11. Sublime Mestre Eleito

OS GRAUS

Loja Azul ou Graus Simbólicos

1. Aprendiz
2. Companheiro
3. Mestre

A ESTRUTURA DA MAÇONARIA

A Estrutura da Maçonaria

A Maçonaria é organizada em ritos, sendo estes divididos em graus.
O rito escocês tem 33 graus, sendo que o grau 33 é honorário.
Os 33 graus do rito escocês equivalem aos 10 graus do rito York.
Os graus 1 a 3 são os mesmos nos dois ritos aqui mencionados e são chamados de graus da Loja Azul,
pois são comuns a qualquer rito maçônico.
Ao atingir o grau 3,
o maçom tem que escolher entre estes dois ritos,
se pretender subir na escala hierárquica.
Apenas após passar pelos três primeiros graus é que o aprendiz é considerado maçom.

O JURAMENTO

O JURAMENTO
"Eu (cita o seu nome),

juro e prometo,

de minha livre vontade e por minha honra e pela minha fé,

em presença do Grande Arquiteto do Universo

e perante esta assembléia de maçons,

solene e sinceramente,

nunca revelar qualquer dos mistérios da maçonaria que me vão ser confiados,

senão a um legítimo irmão ou em loja regularmente constituída;

nunca os escrever,

gravar,

imprimir ou empregar outros meios pelos quais possa divulgá-los.

Se violar este juramento,

seja-me arrancada a língua,

o pescoço cortado e meu corpo enterrado na areia do mar,

onde o fluxo e o refluxo das ondas me mergulhem em perpétuo esquecimento,

sendo declarado sacrilégio para com Deus e desonrado para os homens,

Amém"
Cargos

Ilustre Preceptora;
Ilustre Preceptora Adjunta;
Arquivista;
Tesoureira;
Capelã;
Chefe de Cerimonial;
Esperança
Caridade

Amor
Religião
Natureza
Imortalidade
Fidelidade
Patriotismo
Serviço
Observadora Confidencial;
Observadora Externa;
Musica
Regente do Coro;
Preceptora Mãe
Preceptora Mãe Adjunta

Benefícios em ser uma Garota do Arco-íris

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas enfatiza o seguinte:
Liderança Efetiva;
Participação ativa na Igreja de sua Comunidade;
Patriotismo;
Cooperação com seu Semelhante;
Amor ao Lar;
Lealdade à Família;
Serviços Humanitários
A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas ajuda a promover a auto estima e a liderança entre seus membros. Como membro, a garota aprenderá a importância do comportamento (etiqueta) apropriado. Ela aprenderá habilidades para falar em público e participará de reuniões presididas por garotas de sua idade. Embora havendo sempre a presença de uma adulta conselheira que as orienta, todas as reuniões são conduzidas pelas meninas.
Se tiver a oportunidade de atingir a posição de Ilustre Preceptora de sua Assembléia do Arco-Íris, a menina aprenderá a planejar programas benéficos a todos os membros, e, executando esses planos, será uma diretora e líder de pessoas. Além disso, ela aprenderá a maneira apropriada de conduzir uma reunião de negócios.
Além da liderança na sua Assembléia, elas terão oportunidades de atingir uma posição de liderança estadual., no cargo de Grande Ilustre Preceptora, na Grande Assembléia estadual, realizada por 3 dias, anualmente.

O que a Menina do Arco-Íris faz?

Membros do Arco-Íris são ativas em suas igrejas, escolas e comunidades. Elas levantam fundos para várias instituições de caridade, através de almoços, jantares e outras promoções, e se oferecendo para trabalhar em em organizações que as subvencionam. As Meninas do Arco-Íris participam de muitas atividades e fazem amizades duradouras. A primeira Assembléia da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas a ser criada na América Latina, ainda está ativa na cidade de Cascavel-PR, no Brasil. Chama-se Assembléia Caminho de Luz I, e foi fundada em 16 de Maio de 1992.

O Arco-Íris é uma Organização Religiosa?

Não. A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização de serviços. A Ordem, entretanto, incentiva cada um de seus membros ser um participante ativo em sua crença religiosa.

As Sete Virtudes

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas enfatiza sete virtudes (assim como os DeMolays,porém nao são concedidas como sete cores, mais sim sete virtudes cardeais), as quais são representadas pelas sete cores:
Vermelho: representa o amor, que enfatiza a importância do amor em casa e com a família.
Laranja: representa a religião, que enfatiza a importância do companheirismo e da ativa participação na igreja.
Amarelo: representa a natureza, que é responsável por nossa vitalidade e a qual devemos respeitar.
Verde: significa a imortalidade, pois mesmo que o corpo morra, a alma vive pela eternidade.
Azul: significa a lealdade para com a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, família e amigos.
Anil: significa patriotismo, dando importancia ao respeito ao seu pais, tal como sua bandeira.
Violeta: representa o serviço, o que é a principal causa enfatizada pelas Ordem e outros membros maçônicos.
Branco: é o simbolismo da união de todas as cores do Arco-Íris.

MENINAS ARCO-IRIS

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização criada pela Maçonaria, para moças de 12 anos completos a 20 anos, com ou sem parentesco maçônico, necessitando apenas de um ' apadrinhamento ' de um maçom ativo, pode ser de qualquer religião contanto que acredite em Deus, tem como objetivo moldar pessoas educadas e amigas, que se importam com o mundo e gostam de ajudar. A Ordem foi fundada em McAlester, Oklahoma. Seu início, elaboração do primeiro ritual e elaboração das leis que regem uma assembléia, são frutos do trabalho do Venerável Willian Mark Sexson, Maçom de grau 33 de McAlester. A Ordem foi criada dia 6 de abril de 1922. A partir desta data foi criando-se assembléias Arco-Íris em várias jurisdições pelo mundo, dentre elas estão: Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Austrália, Filipinas, Japão e Canadá, para citar apenas algumas, sendo que a maior parte se encontra nos Estados Unidos.

AS ABELHINHAS

Programa Jobie-to-Bee

As Abelhinhas são meninas de 9 e 13 anos de idade que podem se tornar membros da Ordem. É uma forma de envolvê-las nas atividades sociais do Bethel antes que elas se tornem membros definitivos.

COMO FUNDAR UMA BETHEL?

Como Fundar um Bethel


Um Bethel, para ser instalado precisa ser patrocinado por uma Loja Maçônica, um Corpo Maçônico ou um Grupo de Maçons.
A autorização para a instalação de um Bethel vem dos Estados Unidos, através da Suprema Guardiã, e, após ser aprovado, envia a "Carta Constitutiva".
É necessária a realização de atividades filantrópicas incluindo o angariar fundos para caridades específicas, além de coletas para caridades nacionais e trabalhar em favor dos necessitados.
As atividades sociais poderão incluir: Equipes de competição, Coral, Teatro, Gincanas, Atividades Integradoras, Retiros, Viagens, Congressos, etc. – muitas das quais são fora, em comunidades particulares – também Chás, Recepções e Festas Formais.

Guardiã

Conselho Guardião

Guardiã do Bethel
Guardião Associado do Bethel
Guardiã Secretária
Guardiã Tesoureira
Guardiã Musicista ou Guardiã Diretora de Épocas

CARGOS NOMEADOS

Nomeados:


Capelã
Secretária
Tesoureira
Musicista
Bibliotecária
Primeira Mensageira
Segunda Mensageira
Terceira Mensageira
Quarta Mensageira
Quinta Mensageira
Primeira Zeladora
Segunda Zeladora
Guarda Interna
Guarda Externa
Porta Bandeira
Coral

CARGOS ESCOLHIDOS POR VOTAÇAO

Os Cargos escolhidos por votação são:

Cargos do Bethel

Eleitos:

Honorável Rainha
Primeira Princesa
Segunda Princesa
Guia
Dirigente de Cerimônias

MEMBROS

Membros

O Bethel possui o Conselho Guardião, formado por maçons, suas esposas, mães e pais de Filhas de Jó, irmãs (maiores de 20 anos) de Filhas de Jó e Membros de Maioridade (são Filhas de Jó que possuem mais de 20 anos) da Ordem que ajudam as Filhas de Jó na realização de seus trabalhos e por esse Conselho passam todas as decisões que as moças venham tomar. Tem o dever de apoiar os membros e participar de todos os eventos e trabalhos ligados à área administrativa, constitucional e ritualística do Bethel, sem interferir nos mesmos.

LIÇAO DE AMOR

Lição de Amor

A Senhora Ethel, recebeu de sua mãe, de religião cristã, lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó, decidindo assim doar parte do seu tempo e talento, para tornar possível a todas as moças compartilharem dos privilégios que ela possuía.
Depois de diversos anos de estudos e considerações, com a participação de seu marido, Dr. William H. Mick, e outros colaboradores, ela fundou a Ordem, em memória à sua mãe, Sra. Elizabeth D. Wead.
O principal objetivo da OIFJ, é reunir moças para aperfeiçoamento do seu caráter, através do desenvolvimento moral e espiritual, encontrado nos ensinamentos que destacam reverência a Deus e às Sagradas Escrituras, lealdade com a bandeira do País e às coisas que ela representa e Amor para com os pais e familiares.

A FUNDADORA...

Fundadora
Ethel T. Wead Mick, nasceu no dia 9 de março de 1881, na cidade de Atlantic, Iowa, filha de William Henry Wead e Elizabeth Delight Hutchinson Wead, a mais nova dos filhos do casal. Sua mãe, religiosa, lia todas as noites trechos da Bíblia, fazendo sempre referência ao Livro de Jó, e Ethel alimentava a esperança de que tendo uma filha, esta seria: “Justa como uma Filha de Jó”. Fato este que influenciou, no futuro, a criação da Ordem.
Estudou
Medicina no Creighton Medical College em Omaha, onde conheceu William Henry Mick, também estudante de Medicina, com o qual se casou em maio de 1904. Deste casamento nasceram duas filhas, chamadas: Ethel e Ruth.
Entre seus hobbies, a Senhora Mick se dedicava ao canto e à pintura à óleo em Porcelana Chinesa. Colaborava em diferentes clubes de amizades e cívicos. Um desses, a
Maçonaria, o que culminou com a criação da Ordem Internacional das Filhas de Jó. Foi Suprema Guardiã da Ordem de 1921 a 1922, no Bethel #01 dos Estados Unidos, que hoje leva o seu nome, Bethel Wead Mick. Vindo à falecer em 21 de fevereiro de 1957.

UM POUCO DE HISTORIA DAS FILHAS DE JÓ

A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi criada no dia 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, Estados Unidos, pela senhora Ethel T. ´

Wead Mick e possui como base o capítulo 42, versículo 15 do Livro de Jó: "Em toda a Terra não se encontraram mulheres mais justas que as filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos".
Foi organizada com o consentimento de J. B. Frademburg, Grão-Mestre da Grande
Loja Maçônica de Nebraska, Estados Unidos, da Senhora Anna J. Davis, a Grande Mãe da Ordem da Estrela do Oriente, de Nebraska e James E. Bednar, o Grande Patrono. O primeiro Bethel (que significa "local sagrado", onde os membros se reúnem) foi instalado no Templo Maçônico de Omaha, Nebraska. Desde então, os Bethéis se multiplicaram por estes países.


FUNDADORA





Ethel T. Wead Mick, nasceu no dia 9 de março de 1881, na cidade de Atlantic, Iowa, filha de William Henry Wead e Elizabeth Delight Hutchinson Wead, a mais nova dos filhos do casal. Sua mãe, religiosa, lia todas as noites trechos da Bíblia, fazendo sempre referência ao Livro de Jó, e Ethel alimentava a esperança de que tendo uma filha, esta seria: “Justa como uma Filha de Jó”. Fato este que influenciou, no futuro, a criação da Ordem.
Estudou
Medicina no Creighton Medical College em Omaha, onde conheceu William Henry Mick, também estudante de Medicina, com o qual se casou em maio de 1904. Deste casamento nasceram duas filhas, chamadas: Ethel e Ruth.
Entre seus hobbies, a Senhora Mick se dedicava ao canto e à pintura à óleo em Porcelana Chinesa. Colaborava em diferentes clubes de amizades e cívicos. Um desses, a
Maçonaria, o que culminou com a criação da Ordem Internacional das Filhas de Jó. Foi Suprema Guardiã da Ordem de 1921 a 1922, no Bethel #01 dos Estados Unidos, que hoje leva o seu nome, Bethel Wead Mick. Vindo à falecer em 21 de fevereiro de 1957.


LIÇAO DE AMOR




A Senhora Ethel, recebeu de sua mãe, de religião cristã, lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó, decidindo assim doar parte do seu tempo e talento, para tornar possível a todas as moças compartilharem dos privilégios que ela possuía.
Depois de diversos anos de estudos e considerações, com a participação de seu marido, Dr. William H. Mick, e outros colaboradores, ela fundou a Ordem, em memória à sua mãe, Sra. Elizabeth D. Wead.
O principal objetivo da OIFJ, é reunir moças para aperfeiçoamento do seu
caráter, através do desenvolvimento moral e espiritual, encontrado nos ensinamentos que destacam reverência a Deus e às Sagradas Escrituras, lealdade com a bandeira do País e às coisas que ela representa e Amor para com os pais e familiares.



MEMBROS

O Bethel possui o Conselho Guardião, formado por maçons, suas esposas, mães e pais de Filhas de Jó, irmãs (maiores de 20 anos) de Filhas de Jó e Membros de Maioridade (são Filhas de Jó que possuem mais de 20 anos) da Ordem que ajudam as Filhas de Jó na realização de seus trabalhos e por esse Conselho passam todas as decisões que as moças venham tomar. Tem o dever de apoiar os membros e participar de todos os eventos e trabalhos ligados à área administrativa, constitucional e ritualística do Bethel, sem interferir nos mesmos.
Os Cargos escolhidos por votação são
:

Cargos do Bethel
Eleitos:


Honorável Rainha
Primeira Princesa
Segunda Princesa
Guia
Dirigente de Cerimônias


Nomeados:


Capelã
Secretária
Tesoureira
Musicista
Bibliotecária
Primeira Mensageira
Segunda Mensageira
Terceira Mensageira
Quarta Mensageira
Quinta Mensageira
Primeira Zeladora
Segunda Zeladora
Guarda Interna
Guarda Externa
Porta Bandeira
Coral

Conselho Guardião
Guardiã do Bethel
Guardião Associado do Bethel
Guardiã Secretária
Guardiã Tesoureira
Guardiã Musicista ou Guardiã Diretora de Épocas

Como Fundar um Bethel


Um Bethel, para ser instalado precisa ser patrocinado por uma Loja Maçônica, um Corpo Maçônico ou um Grupo de Maçons.
A autorização para a instalação de um Bethel vem dos
Estados Unidos, através da Suprema Guardiã, e, após ser aprovado, envia a "Carta Constitutiva".
É necessária a realização de atividades filantrópicas incluindo o angariar fundos para caridades específicas, além de coletas para caridades nacionais e trabalhar em favor dos necessitados.
As atividades sociais poderão incluir: Equipes de competição, Coral,
Teatro, Gincanas, Atividades Integradoras, Retiros, Viagens, Congressos, etc. – muitas das quais são fora, em comunidades particulares – também Chás, Recepções e Festas Formais.

Programa Jobie-to-Bee
As Abelhinhas são meninas de 9 e 13 anos de idade que podem se tornar membros da Ordem. É uma forma de envolvê-las nas atividades sociais do Bethel antes que elas se tornem membros definitivos.

Jobies Famosas
Maria Sharapova: Tenista
Meghan Cary: Cantora
Kim Cattrall: Atriz de filmes e seriados como "Sex and the City"
Anita Sue Dennison: Esposa do Embaixador dos Estados Unidos na Arábia Saudita
Jacquelynne Fontaine: Miss Califórnia de 2007
Nancy Fleming: Miss América de 1961
Judy Garland: Atriz de Cinema e cantora famosa pelo clássico Mágico de Oz
Mary Ellen Gilbert: Modelo pin-up de Pôsters da Segunda Guerra Mundial
Christie Hageman: Miss Montana em 2007
Jenilee Harrison: Atriz de TV famosa pelo "Three's Company"
Nannette Hegerty: Delegada de Polícia de Milwaukee, Wisconsin
Vicki Lawrence: Atriz de TV famosa pelo "The Carol Burnett Show"
Heather Moore: Repórter do News 14 na Carolina do Norte
Linda Nieber: Produtora de Telev
isão
Jean Rabe: Novelista, Designer de jogos
Debbie Reynolds: Atriz de cinema, TV e de espetáculos da Brodway
Debbie Rihn-Harvey: Primeira-Dama da Esquadrilha da Fumaça Americana
Lonna Seibert: Coordenadora do Smithsonian Institution
Aimee Teegarden: Atriz de TV famosa pelo "Friday Night Lights"
Mariana Velho: Vencedora do Reality Show de Moda Brazil's Next Top Model
Letycia Antinori:Juíza dos Emirados Árabes Catariana


AS FILHAS DE JÓ


Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma Instituição Paramaçônica destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), visando aperfeiçoamento do Caráter.
Esta Ordem é baseada nos ensinamentos
Bíblicos sobre a vida de , sua Paciência perante aos desafios e provações pelos quais teve de passar.´


nome se refere às três filhas de : Kézia, Jemima e Keren-Happouk, que são citadas na Bíblia como as "mulheres mais justas de toda a Terra".


Ela está presente em alguns países: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, e Brasil. A Ordem está em nosso país desde 1990, foi trazido pelo maçom Alberto Mansur e o Bethel #01 foi instalado na cidade do Rio de Janeiro é chamado "Mater do Brasil".


Para assistir a uma Cerimônia Ritualística ou à uma reunião de um Bethel,

é preciso ser um Maçom regular, pai, padrasto, avô ou tutor de um membro ou candidata do Bethel,

mulher, com pelo menos 20 (vinte) anos de idade com parentesco maçônico comprovado,

o que significa:

esposa,

filha,

neta,

mãe,

irmã,

meia-irmã

ou viúva de um Mestre Maçom

ou mulher que não possua vinte e um (20) anos mas que seja membro de uma organização cujo requisito para filiação seja parentesco maçônico e elegível para filiação.

Marcadores

seguir esse blog

Arquivo do blog

maçonaria

maçonaria
em busca de conhecimento

ENTREM E CONHEÇAM OS SEGREDOS

SEJAM BEM VINDOS AMIGOS