terça-feira, 14 de abril de 2009

Procedimentos para fundação e instalação de Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente no Brasil

Procedimentos para fundação e instalação de Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente no Brasil
Documentos a serem providenciados
:

1. Formulário de Patrocínio (Certificate of action of Masonic Lodge)O Capítulo deve ter um corpo maçônico patrocinador, que pode ser uma Loja Simbólica. Para tanto a Loja deve aprovar o Patrocínio, que é, na prática, apenas moral, visto que, por ser uma Ordem de adultos, se mantém as suas próprias custas. A Loja deve preferencialmente ter Templo próprio de forma a abrigar o Capítulo.A aprovação do patrocínio deve ocorrer em sessão regular da Loja, pois a data da aprovação deve ser informada neste Formulário.Caso exista mais de uma Loja patrocinadora, deve ser preenchido um Formulário para cada Loja. Cabe ao Secretário da(s) Loja(s) preencher este documento e assiná-lo.

2. Formulário de Regularidade Maçônica (Certificate of masonic good stading)Este formulário destina-se a atestar a regularidade maçônica dos Mestres Maçons candidatos à iniciação. Ele deve ser preenchido pelo responsável pela organização e deve ser assinado pelo Secretário da Loja de origem do candidato, já que o Capítulo pode ser formado por candidatos oriundas de qualquer Loja, mesmo que ela não seja a patrocinadora. A assinatura do Secretário será o atestado de regularidade maçônica do candidato.

3. Formulário de Conexão Maçônica (Certificate of Masonic Connections)Este formulário destina-se a atestar o grau de parentesco (esposa, filha, etc) com um Mestre Maçom regular, das senhoras candidatas à iniciação. Parentes de Mestres Maçons falecidos, estes deveriam estar regulares à época do falecimento.

4. Certificado de Digno Diretor e Diretora (Certificate of Worthy Patron and Matron)Após as eleições, a secretária deverá preencher este formulário, o qual poderá ser entregue pessoalmente ao Delegado que vier presidir a eleição desta primeira administração.

5. Pedido de Licença (Application for dispensation - Instition of a new Chapter)Este formulário informa o nome proposto para o Capítulo, endereço das reuniões, os nomes e endereços da Secretária, Digna Diretora, Digno Diretor, Digna Diretora Assistente e Digno Diretor Assistente. Poderá ser entregue pessoalmente ao Delegado.

6. Pedido de Carta Constitutiva (Petition for a Chapter)Este formulário informa o nome do Capítulo, local das reuniões, o nome de todas as senhoras e seus respectivos graus de parentesco com Mestre Maçom, o nome de todos os Mestres Maçons e suas Lojas de origem. Poderá ser entregue pessoalmente ao Delegado.Comentários:O grupo inicial de candidatos deve ser de no mínimo 20 (vinte) pessoas. Sendo um mínimo de 15 (quinze) mulheres e um mínimo de 1 (um) Mestre Maçom, isto é, caso sejam 15 mulheres deverá haver 5 Mestres Maçons. Desta forma o Capítulo funcionará sob licença (under dispensation - UD), receberá uma Carta Constitutiva Provisória com validade definida (geralmente um ano). Entretanto o Capítulo deverá ter 40 (quarenta) membros ativos ao cabo do segundo ano de existência, para receber a Carta Constitutiva definitiva.Só podem ser candidatos, Mestres Maçons ou parentes de Mestres Maçons.As despesas para a fundação de um Capítulo podem atingir valores ao redor de US$ 500,00, incluindo aqui toda a documentação enviada pelo Grande Capítulo Geral dos EUA, tais como livros de secretaria, tesouraria, rituais, Bíblias, estandarte, constituição, Normas e Regulamentos e outros. Este deve ser enviado através de Vale Postal, Cartão de Crédito, Banco do Brasil.Em razão disto o grupo pode, e deve, se reunir informalmente fixando desde já o dia de sua reunião, suas metas sociais, mensalidade provisória, criando o hábito de encontro e o recolhimento de fundos para essa despesa, enquanto aguarda a deliberação do Grande Capítulo Geral.Será então fixado um dia para o retorno do Delegado ou a vinda do Muito Grande Digno Diretor para realizar a Instituição do Capítulo, Iniciação dos candidatos elencados e Instalação dos Oficiais Eleitos.Pronto! Dai para a frente o Capítulo passa a ter vida, podendo selecionar e iniciar os futuros membros.Parabéns você conseguiu. Agora é mãos à obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

seguir esse blog

Arquivo do blog

maçonaria

maçonaria
em busca de conhecimento

ENTREM E CONHEÇAM OS SEGREDOS

SEJAM BEM VINDOS AMIGOS