sexta-feira, 7 de agosto de 2009

RITO MISRAIM

http://andreia-andreiavieira.blogspot.com/


GuimarSérgio Quirino Guimarães

Saudações estimados Irmãos,

Um rito interessantíssimo

Gostaria que os Irmãos compreendessem que vou tratar do Rito Misraim, conhecido também como Rito Judaico (ou dos Judeus), Rito Egípcio ou dos Egípcios, pois Misraim quer dizer egípcios.

Não confundam com o Rito Memphis-Misraim, eles têm uma forte ligação, mas não vou tratar dele, neste artigo.

Entre centenas de características interessantes a "Lenda" do Rito Misraim não está centralizada em Hiram, mas em Lamec, a passagem não está em Reis e sim em Gênesis!

Logicamente não cabe aquí a descrição da ritualística, mas fiquem atentos à algumas passagens, cada Irmão em seu Grau há de compreender o que eu quero dizer.

Após matar Abel, Caim tornou-se um andante errante e perdido pelo mundo, temendo por sua vida, manifestou seu medo de ser morto pelo crime que cometeu, então Deus disse: "Quem matar Caim será vingado SETE vezes" e colocou em Caim um SINAL, a fim de que ele não fosse morto por quem o encontrasse.

Caim teve um filho de nome HENOC. Henoc gerou Irad e Irad gerou Maviael; Maviael gerou Matusalém, e Matusalém gerou LAMEC.

E Lamec disse: "Se a vingança de Caim valia por sete, a de Lamec valerá por SETENTA E SETE". Lamec teve duas mulheres (Sela e Ada), Ada deu à luz a Jabel (pastor nômade) e Jubal (músico), Sela teve um filho de nome TUBALCAIM, e sabem qual era "profissão" dele? Foi trabalhador de martelo, e hábil em obras de bronze e de ferro.

Uma pergunta: Hiram Abif era pedreiro ou ferreiro-serralheiro? (ver 1 Reis, capítulo 7, versículos 13 e 14). Da mesma forma como não consta no Livro da Lei o fim de Hiram e dos três "J", a lenda tratada no Rito Misraim conta a morte de Jubal assassinado por três traidores Hagava, Hakina e Heremda.

Matusalém tinha cento e oitenta e sete anos quando gerou Lamec, ou seja 187 anos => 1+8+7=16=>1+6=7. Lamec teve vários outros filhos, entre eles NÓE (atenção Cavaleiro Noaquita) no seu nascimento disse Lamec: "Este nos consolará do trabalho e do cansaço de nossas mãos, causados pela terra que deus amaldiçoou".

Lamec morreu com setecentos e setenta e sete anos, com certeza é uma idade de Sete anos e mais... Eis a história de Nóe. Nóe era um homem JUSTO, e PERFEITO (agora quem não sabia de onde vinha a expressão, aprendeu), no meio dos homens que então viviam: ele andou com Deus e gerou TRÊS filhos, SEM, CAM e JAFÉ (ver Gênese, capítulo 6, versículos 9 e 10).

Passemos para a história do Rito propriamente dito: a criação do Rito se deu em 1788 na Itália e congregou um grupo muito heterogênico de membros, haviam protestantes, Generais de Napoleão e o próprio em carne e osso, Irmãos dos Altos Graus do Rito Escocês, Drusos, gnósticos, Templários e até Carbonários, segundo consta as sessões eram de alta espiritualidade e com grandes experimentos místicos.

O Rito possui 90 Graus divididos em quatro séries: Primeira Série chamada de Simbólica vai do Grau 1 até o 33, a Segunda Série chamada de Filosófica vai do Grau 34 até o Grau 66, a Terceira Série chamada de Mística vai do Grau 67 até o Grau 77 e finaliza com a Quarta Série chamada de Cabalística que vai do Grau 78 até o Grau 90; penso que citar os nomes de cada Grau, não vai acrescentar muito, alguns são iguais ao do Rito Escocês, outros acompanham a linha de pensamento do Martinismo, do Judaísmo, da Maçonaria Hermética entre outras culturas que influenciaram na criação do interessantíssimo Rito de Misraim.

Ao Presidente do Capítulo Rosa Cruz Reis Corrêa, Irmão Almyr Alonso que me honra permitindo que eu seja seu Mestre de Cerimônias. A intenção deste pequeno artigo é despertar em você a vontade de saber um pouco mais sobre os diversos ritos maçônicos existentes, fazer uma pesquisa e quando ela estiver pronta, levar para sua Loja enriquecendo nosso Quarto de Hora de Estudos. Lembre-se, todos nós independente do Grau ou de Cargos somos responsáveis pela qualidade das Sessões Maçônicas.

TFA
Quirino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

seguir esse blog

Arquivo do blog

maçonaria

maçonaria
em busca de conhecimento

ENTREM E CONHEÇAM OS SEGREDOS

SEJAM BEM VINDOS AMIGOS