quinta-feira, 30 de abril de 2009

DICIONARIO SECRETO-G,H,I


Letra G

“Letra que se vê nos Templos, gravada no centro da” Estrela Flamejante “, também é a inicial da palavra geometria, e muitas outras para o Rito Escocês. No Rito Moderno foi substituída pela palavra “IOD” dos hebreus, ou seja, a inicial da palavra “JEOVÁ”.

Galo - Aparece no Ritual do Grau “1” do R\E\A\A\, nas “Câmaras de Reflexão” como símbolo da vigilância e perseverança. Na bíblia é citado pelo seu canto, quando “Pedro negou Cristo por três vezes”.

Gomel – Um dos deuses, gravados sobre as doze pedras do “sumo sacerdote hebraico”, e serve também de palavra sagrada de muitos Graus Maçônicos.

Goteira - Assim é chamado um profano, que está presente entre os Irmãos.

Gládio – (Em linguagem de Banquete) – Faca.

Globo – Símbolo Maçônico da regularidade e sabedoria, representa também a extensão da Ordem, que é universal.

Grande Arquiteto do Universo ou G\A\D\U\ – É o termo com que os Maçons designam o nome de “Deus”. Poder Supremo.

Grande Oriente – É a designação das “cúpulas”, que dirigem e governam as Lojas Simbólicas, de um país, estado ou território.

Grande Secretário – Assim é designado o Secretário de um Alto Corpo Maçônico, servindo o termo “Grande”, para indicar que o Cargo é exercido em uma “Câmara Superior”.

Grão-Mestrado – Cargo exercido por um Grão-Mestre.

Grão-Mestre – Título da maior autoridade que preside um “Grande Oriente”, assim também é chamado o presidente de algumas Oficinas Filosóficas do R\E\A\A\.

Graus – Estágio de aprendizagem dos Maçons, que variam de número conforme os Ritos. O Rito Escocês com “33” Graus, o Rito Moderno com “7” Graus, o Rito Adonhiramita com “13” Graus; havendo Ritos que admitem até “96” Graus. Porém todos eles possuem os três primeiros “Graus Simbólicos”: Aprendizes, Companheiros e Mestres.
Graus Capitulares – São os Graus concedidos pelos “Capítulos”, que no R\E\A\A\ são os dos Graus “15 ao 18”, podendo ser estendidos dos Graus “4 ao 14”; caso no local não haja uma “Loja de Perfeição”.
Guarda do Templo
– Irmão encarregado da segurança interna de uma Loja.

Gravar – Escrever.

Guarda dos Selos – Oficial de um “Supremo Conselho”, que tem sob sua responsabilidade os selos, ou timbres que os apõem em documentos oficiais.




Dicionário Secreto da Maçonaria

Letra H


Harmonia – Música, concórdia e amizade entre os Irmãos da Ordem.

Hierarquia – Em Maçonaria são duas: “as dos Graus e as dos Cargos”. A primeira ensina aos Maçons respeitar os IIr\ de Graus Superiores; e a segunda, a respeitar os Cargos que exercem.

Hieróglifos – Escrita antiga do Egito, que conservada como mistério, acabou sendo decifrada após anos de estudos.

Hiram Abif – Arquiteto a quem “Salomão” confiou a construção do seu Templo, morreu assassinado por três maus operários que estavam a suas ordens.

Homem – O único animal racional que “Deus” criou, nele há três princípios: a alma, a vida e o corpo.

Honras – São prestadas às autoridades, na entrada dos Templos, quando em visitas; sendo reguladas pelo protocolo próprio conforme o Cargo ou missão que vão desempenhar.

Hospitaleiro – É o oficial da Loja incumbido de receber os donativos, para socorros aos necessitados, bem como visitar os Irmãos enfermos.

Humanidade – O cérebro da terra.

Huzza – Grito de alegria dos Maçons do R\E\A\A\. Esta palavra, com as muitas variações de Rituais tomaram várias grafias, mas não são corretas.





Dicionário Secreto da Maçonaria

Letra I

Idade Civil – De conformidade com os regulamentos conta-se para ingresso na Ordem, e alcançar alguns Graus ou Cargos na hierarquia Maçônica.

Idade Maçônica – Conta-se em anos a partir da data da Iniciação; em alguns casos prevalece para a ocupação de Cargo.

Ignorância – Um dos flagelos da humanidade, que a Ordem pretende exterminar, por ser uma das causas que afligem o homem.

Igualdade – Uma das três palavras que formam uma das “Trilogias Maçônicas” - Igualdade, Liberdade e Fraternidade.

Ilustre Irmão – Tratamento que se dá a um Irmão investido no Grau “33’; ou que ocupa posição de relevância na Ordem, ou no mundo profano”.

Inamovibilidade – Condição estabelecida na França em 1725, que considerava vitalícios altos cargos, inclusive o de Venerável; que podia nomear ou cassar arbitrariamente qualquer Cargo. Esta condição permaneceu até 1772, quando houve um grande cisma na “Grande Loja da França”.

Inativo – Assim é chamado o Maçom, que deixa de pertencer a uma Loja Regular.

Inauguração – É a cerimônia regulada por Rituais próprios, que se faz para dar uso aos edifícios Maçônicos recém construídos.

Iniciação – Cerimônia para admissão de um profano, nos “Mistérios Maçônicos”.

Iniciado – Aquele que passou pela cerimônia de Iniciação.

Insígnias – Fitas, faixas, colares, jóias e outros paramentos pessoais dos Maçons, para uso nos diversos Graus.

Instalação – Cerimônia especial para regularizar uma Loja recém fundada, dando-lhe caráter de Loja Regular, ou para instalar os Veneráveis eleitos.

Instância – Estado no qual se acha uma Loja que, tendo sido fundada, aguarda os trâmites legais para a sua regularização.

Instrução – É o ensino da doutrina Maçônica, que se passa aos Maçons em cada Grau que alcançam.

Interpretação - A interpretação dos símbolos e alegorias Maçônicas, constitui um difícil estudo, pois depende muito do preparo de cada Irmão; quer intelectual ou científico.

Interstício – Espaço de tempo que medeia dois atos de uma Loja. Espaço de tempo que separa a colação de dois Graus, na escala de cada Rito.

Introdução – É o ensino da doutrina Maçônica, que se passa aos Maçons em cada Grau que alcançam.

Intuição – Chama-se intuição a capacidade do homem, que o faz intermediário do raciocínio dedutivo, intuitivo ou por analogia, que o leva a uma percepção exterior.
IOD – Inicial de “IEVÉ”, colocada no centro do “delta sagrado”, para os judeus é a inicial da palavra “JEOVÁ”.

Irmão – Tratamento Maçônico que é mantido entre os Maçons de todo o mundo.

Irmão Gêmeo – Diz-se do Irmão ou Irmãos Iniciados na mesma Sessão.

Irmãos da Harmonia – Irmão músico ou cantores que abrilhantam as cerimônias Maçônicas.

Irregular - É o Iniciado em Loja clandestina, ou aquele que freqüenta uma Loja, sem a ela pertencer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

seguir esse blog

Arquivo do blog

maçonaria

maçonaria
em busca de conhecimento

ENTREM E CONHEÇAM OS SEGREDOS

SEJAM BEM VINDOS AMIGOS