
Letra G
Galo - Aparece no Ritual do Grau “1” do R\E\A\A\, nas “Câmaras de Reflexão” como símbolo da vigilância e perseverança. Na bíblia é citado pelo seu canto, quando “Pedro negou Cristo por três vezes”.
Gomel – Um dos deuses, gravados sobre as doze pedras do “sumo sacerdote hebraico”, e serve também de palavra sagrada de muitos Graus Maçônicos.
Goteira - Assim é chamado um profano, que está presente entre os Irmãos.
Gládio – (Em linguagem de Banquete) – Faca.
Globo – Símbolo Maçônico da regularidade e sabedoria, representa também a extensão da Ordem, que é universal.
Grande Arquiteto do Universo ou G\A\D\U\ – É o termo com que os Maçons designam o nome de “Deus”. Poder Supremo.
Grande Oriente – É a designação das “cúpulas”, que dirigem e governam as Lojas Simbólicas, de um país, estado ou território.
Grande Secretário – Assim é designado o Secretário de um Alto Corpo Maçônico, servindo o termo “Grande”, para indicar que o Cargo é exercido em uma “Câmara Superior”.
Grão-Mestrado – Cargo exercido por um Grão-Mestre.
Grão-Mestre – Título da maior autoridade que preside um “Grande Oriente”, assim também é chamado o presidente de algumas Oficinas Filosóficas do R\E\A\A\.
Graus – Estágio de aprendizagem dos Maçons, que variam de número conforme os Ritos. O Rito Escocês com “33” Graus, o Rito Moderno com “7” Graus, o Rito Adonhiramita com “13” Graus; havendo Ritos que admitem até “96” Graus. Porém todos eles possuem os três primeiros “Graus Simbólicos”: Aprendizes, Companheiros e Mestres.
Graus Capitulares – São os Graus concedidos pelos “Capítulos”, que no R\E\A\A\ são os dos Graus “15 ao 18”, podendo ser estendidos dos Graus “4 ao 14”; caso no local não haja uma “Loja de Perfeição”.
Guarda do Templo
– Irmão encarregado da segurança interna de uma Loja.
Gravar – Escrever.
Guarda dos Selos – Oficial de um “Supremo Conselho”, que tem sob sua responsabilidade os selos, ou timbres que os apõem em documentos oficiais.
Dicionário Secreto da Maçonaria
Letra H
Letra H
Harmonia – Música, concórdia e amizade entre os Irmãos da Ordem.
Hierarquia – Em Maçonaria são duas: “as dos Graus e as dos Cargos”. A primeira ensina aos Maçons respeitar os IIr\ de Graus Superiores; e a segunda, a respeitar os Cargos que exercem.
Hieróglifos – Escrita antiga do Egito, que conservada como mistério, acabou sendo decifrada após anos de estudos.
Hiram Abif – Arquiteto a quem “Salomão” confiou a construção do seu Templo, morreu assassinado por três maus operários que estavam a suas ordens.
Homem – O único animal racional que “Deus” criou, nele há três princípios: a alma, a vida e o corpo.
Honras – São prestadas às autoridades, na entrada dos Templos, quando em visitas; sendo reguladas pelo protocolo próprio conforme o Cargo ou missão que vão desempenhar.
Hospitaleiro – É o oficial da Loja incumbido de receber os donativos, para socorros aos necessitados, bem como visitar os Irmãos enfermos.
Humanidade – O cérebro da terra.
Huzza – Grito de alegria dos Maçons do R\E\A\A\. Esta palavra, com as muitas variações de Rituais tomaram várias grafias, mas não são corretas.
Dicionário Secreto da Maçonaria
Letra I
Idade Civil – De conformidade com os regulamentos conta-se para ingresso na Ordem, e alcançar alguns Graus ou Cargos na hierarquia Maçônica.
Idade Maçônica – Conta-se em anos a partir da data da Iniciação; em alguns casos prevalece para a ocupação de Cargo.
Ignorância – Um dos flagelos da humanidade, que a Ordem pretende exterminar, por ser uma das causas que afligem o homem.
Igualdade – Uma das três palavras que formam uma das “Trilogias Maçônicas” - Igualdade, Liberdade e Fraternidade.
Ilustre Irmão – Tratamento que se dá a um Irmão investido no Grau “33’; ou que ocupa posição de relevância na Ordem, ou no mundo profano”.
Inamovibilidade – Condição estabelecida na França em 1725, que considerava vitalícios altos cargos, inclusive o de Venerável; que podia nomear ou cassar arbitrariamente qualquer Cargo. Esta condição permaneceu até 1772, quando houve um grande cisma na “Grande Loja da França”.
Inativo – Assim é chamado o Maçom, que deixa de pertencer a uma Loja Regular.
Inauguração – É a cerimônia regulada por Rituais próprios, que se faz para dar uso aos edifícios Maçônicos recém construídos.
Iniciação – Cerimônia para admissão de um profano, nos “Mistérios Maçônicos”.
Iniciado – Aquele que passou pela cerimônia de Iniciação.
Insígnias – Fitas, faixas, colares, jóias e outros paramentos pessoais dos Maçons, para uso nos diversos Graus.
Instalação – Cerimônia especial para regularizar uma Loja recém fundada, dando-lhe caráter de Loja Regular, ou para instalar os Veneráveis eleitos.
Instância – Estado no qual se acha uma Loja que, tendo sido fundada, aguarda os trâmites legais para a sua regularização.
Instrução – É o ensino da doutrina Maçônica, que se passa aos Maçons em cada Grau que alcançam.
Interpretação - A interpretação dos símbolos e alegorias Maçônicas, constitui um difícil estudo, pois depende muito do preparo de cada Irmão; quer intelectual ou científico.
Interstício – Espaço de tempo que medeia dois atos de uma Loja. Espaço de tempo que separa a colação de dois Graus, na escala de cada Rito.
Introdução – É o ensino da doutrina Maçônica, que se passa aos Maçons em cada Grau que alcançam.
Intuição – Chama-se intuição a capacidade do homem, que o faz intermediário do raciocínio dedutivo, intuitivo ou por analogia, que o leva a uma percepção exterior.
IOD – Inicial de “IEVÉ”, colocada no centro do “delta sagrado”, para os judeus é a inicial da palavra “JEOVÁ”.
Irmão – Tratamento Maçônico que é mantido entre os Maçons de todo o mundo.
Irmão Gêmeo – Diz-se do Irmão ou Irmãos Iniciados na mesma Sessão.
Irmãos da Harmonia – Irmão músico ou cantores que abrilhantam as cerimônias Maçônicas.
Irregular - É o Iniciado em Loja clandestina, ou aquele que freqüenta uma Loja, sem a ela pertencer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário