quinta-feira, 30 de abril de 2009

DICIONARIO X,Y,Z

Dicionário Secreto da Maçonaria

Letra X

Xilólatra - Aquele que adora ídolos de madeira.


XinXen - Palavra hebraica, cuja inicial está gravada no “Sepulcro de Adonhiran”; também aparece no Grau “6” do Rito Escocês Reformado




Dicionário Secreto da Maçonaria

Letra Y

Yiar – É o 8º mês do calendário judaico.


York - Cidade da Inglaterra onde nasceu o Rito de York. “Carta de York” é um documento histórico, que se constitui num dos mais antigos códigos de Franco-Maçonaria.

Yschim-Kibbontz - Divisa que circunda a esfera terrestre, que é colocada sobre a entrada do “Supremo Conselho dos Príncipes Hasid” no Grau “76” do Rito Misraim.

Yzed - Sábio, o mensageiro da ciência. Título de um dos grandes dignitários do “Grande Areópago dos Sábios das Pirâmides



Dicionário Secreto da Maçonaria

Letra Z

Zabalon - Também Zabulum. Este nome varia muito nos diversos Rituais, é a palavra de “passe” de um dos Graus do Rito do Real Arco.


Zabud - Filho do profeta “Natham”, principal oficial e amigo do Rei Salomão.


Zacoris - Nome do grande tesoureiro do “Grande Areópago dos Sábios das Pirâmides”.

Zakai - Puro, universal. Um dos grandes nomes de “Deus”, contido no Ritual Grau “6”, do Rito Escocês Reformado.

Zekarian – Nome de um dos seis porteiros do “Templo de Salomão”, segundo o Grau de Príncipes de Jerusalém, 8º do Rito Escocês Reformado.


Zend-Avesta – Coleção de livros sagrados dos persas, atribuídos a Zoroastro, que contêm os princípios da filosofia dos persas.

Zenit - Ponto imaginário da esfera celeste, que se supõe, estar situado perpendicularmente sobre a nossa cabeça, oposto a “Nadir”.

Zerbal – Favorito, o que prevalece com o Senhor, é o nome de um capitão dos guardas de Salomão. Nome que aparece em vários Graus do R\E\A\A\.


Zeus – Sobrenome que os gregos davam a Júpiter, o “Supremo Deus do Olimpio”, é considerado como o autor da vida.

Zillah – Significa proteção ou uma sombra. Uma das mulheres de Lameck a qual foi a mãe de Tubalcaim.


Ziza - Resplandecente, superabundante. Filho de “Siph”, citado na Bíblia. Palavra de “passe” do Grau “4” do R\E\A\A\, em alguns Rituais aparece como ZIZOR e também ZIZON.


Zodiacal - Referente a zodíaco. (Ver Colunas Zodiacais).


Zodíaco – É a faixa do céu que circunda a terra, por sobre a linha do Equador, que no seu todo de 360º, está dividido em doze partes de 30º cada, contendo em cada uma, um signo zodiacal. Estes signos marcam preponderantemente a decoração de um Templo Maçônico. O zodíaco, com seus signos, atualmente servem para, uma exploração desenfreada por parte de indivíduos inescrupulosos, que exploram a boa fé, e a crendice do povo. (Ver Colunas Zodiacais).


Zoroastro – Rei dos bactrianos, que reinou 5.000 anos antes da guerra de Tróia. Os dogmas principais deste reformador estabeleceram que, “Ormuz” é o autor de todo o bem e belo que o mundo encerra.

Zorobabel – Personagem bíblico, que desempenha importante papel em alguns Graus Superiores do R\E\A\A\.

Zorro – Animal parecido com uma raposa, astuto, sagaz. No Rito da Estrita Observância, se apresentava ao Mestre-Maçom, mostrando-lhe que devia ter a força de um leão, a inteligência da águia e a dissimulação de uma raposa.

Zweg – Palavra derivada do tudesco Zweig, que significa gérmen, fecundidade com que os pitagóricos designaram a Terra, mãe fecunda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

seguir esse blog

Arquivo do blog

maçonaria

maçonaria
em busca de conhecimento

ENTREM E CONHEÇAM OS SEGREDOS

SEJAM BEM VINDOS AMIGOS