terça-feira, 14 de abril de 2009

O SIGNIFICADO DO BODE




O BODE NA MAÇONARIA



Bodiar ou fazer Venda (Loja), é um tratamento que se dá às reuniões Carbonárias nas Choças, Barracas ou Vendas, o que significa trabalhar em segredo.
Essa preocupação dos Maçons Carbonários se dá em razão de que, no passado, as perseguições do Santo Ofício levavam à tortura e ao sacrifício inúmeros IIr.´., tanto da Alvenaria quanto da Madeira, no intento de arrancar-lhes os segredos ou conhecimentos acerca daquilo que protegiam com muita dor e coragem, podendo ser, inclusive, assuntos conspiratórios contra a coroa ou o império, posto que o combate à tirania e ao obscurantismo fazia parte da grande ocupação de que tratavam os "bodes" na maioria dos Templos Maçons.

Assim, a figura do Bode, que ficou conhecida como símbolo do segredo, do silêncio e da confidencialidade entre os IIr.´. de todas as Obediências e Ritos, fez com que adotassem a enigmática caricatura desse animalzinho como uma identificação e reconhecimento entre os membros da fraternidade dos pedreiros e madeireiros livres, e que sobre esse costume muitas brincadeiras se realizem nas iniciações ou nas comunicações bem humoradas entre IIr.´. .
Dentro da maçonaria, muitos desconhecem o nosso apelido de bode. Segundo ratifica o nosso saudoso Ir.'. José Castellani, a origem desta denominação data do ano de 1808. Porém, para saber do seu significado temos necessidade de voltarmos no tempo. Por volta do III ano d.C. vários Apóstolos saíram para o mundo a fim de divulgar o cristianismo. Alguns foram para o lado judaico da Palestina. E lá, curiosamente, notaram que era comum ver um judeu falando ao ouvido de um bode, animal muito comum naquela região. Procurando saber o porquê daquele monólogo foi difícil obter resposta. Ninguém dava informação, com isso aumentava ainda mais a curiosidade dos representantes cristãos, em relação àquele fato. Até que Paulo, o Apóstolo, conversando com um Rabino de uma aldeia, foi informado de que aquele ritual era usado para expiação dos erros. Fazia parte da cultura daquele povo contar a alguém da sua confiança, quando cometia, mesmo escondido, as suas faltas; ficaria mais aliviado junto à sua consciência, pois estaria dividindo o sentimento ou problema.
Mas por que bode? - Quis saber Paulo.
É porque o bode é seu confidente.
Como o bode não fala, o confesso fica ainda mais seguro de que seus segredos serão mantidos, respondeu-lhe o Rabino.
A Igreja, trinta e seis anos mais tarde, introduziu, no seu ritual, o confessionário, juntamente com o voto de silêncio por parte do padre confessor - nesse ponto a história não conta se foi o Apóstolo que levou a idéia aos seus superiores da Igreja; o certo é que ela faz bem à humanidade, aliado ao voto de silêncio.
O povo passou a contar as suas faltas.
Voltemos a 1808, na França de Bonaparte, que, após o golpe do 18 Brumário, se apresentava como novo líder político daquele país.
A Igreja, sempre oportunista, uniu-se a ele e começou a perseguir todas as instituições que não governo ou a Igreja.
Assim a Maçonaria, que era um fator pensante, teve seus direitos suspensos e seus Templos fechados; proibida de se reunir.
Porém, irmãos de fibra na clandestinidade, se reuniram, tentando modificar a situação do país. Neste período, vários Maçons foram presos pela Igreja e submetidos a terríveis inquisições. Porém, ela nunca encontrou um covarde ou delator entre os Maçons. Chegando a ponto de um dos inquisidores dizer a seguinte frase a seu superior: - "Senhor este pessoal (Maçons) parece BODE, por mais que eu flagele não consigo arrancar-lhes nenhuma palavra".
Assim, a partir desta frase, todos os Maçons tinham, para os inquisidores, esta denominação: "BODE" - aquele que não fala,
o que sabe guardar segredo.
É costume, na Maçonaria Carbonária, decorar seus Templos com duas cabeças de Bodes - uma preta e outra prata, para lembrar aos Bons Primos a importância do silêncio sobre tudo o que se passa dentro da Ordem e que o segredo é a alma de todo o maçom que se preza.

Um comentário:

  1. É uma história muito interessante.Nunca imaginei
    tal significado.Grata: Cláudia Maria dos Santos

    ResponderExcluir

Marcadores

seguir esse blog

Arquivo do blog

maçonaria

maçonaria
em busca de conhecimento

ENTREM E CONHEÇAM OS SEGREDOS

SEJAM BEM VINDOS AMIGOS